Governança de Tecnologia da Informação

Proporcionar aos participantes uma visão integrada do alinhamento da Governança Corporativa com a Governança de TIC, além de apresentar ferramentas para Gestão de Serviços e técnicas e modelos para elaboração de Planos Estratégicos de TIC.

Profissionais que desejam gerenciar serviços e elaborar Planos Estratégicos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Docente Marco Antônio Paludo.

Marco Antonio Paludo

Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUCPR. Sócio-proprietário da Softcomponents Consultoria SC Ltda, atuando como Gerente de Projetos e Consultor nas área de Melhoria de Processos, Engenharia de Software, Governança de TI e Gestão da Qualidade. Certified SCRUM Master, Certified TOGAF, Certified Product Ownership e Certified Agile Coach. Implementador CMMI e MPS.BR. Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Larga experiência em gestão organizacional e gestão de projetos em diversas áreas, tendo atuado como colaborador ou consultor em organizações como Banco do Estado do Paraná, O Boticário, HSBC Bank, Hewlett-Packard, Sanmina SCI, CITS, CINQ Technologies, Sanepar entre outras. Experiência em gestão de projetos de portes variados, inclusive com escopo superior a 150.000 horas. Fundador e Presidente (2015-2018) do Capítulo do HEUG Brasil e membro (2017-2018) do Board of Directors da organização Global HEUG como representante da América Latina (Organização americana sem fins lucrativos, US 501c3, com faturamento de U$ 5MM/y representando o maior grupo de usuários global da Oracle).

Docente Marco Antônio Paludo.

Marco Antonio Paludo

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.