GESTÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO NO PRONTO SOCORRO

Objetivo do Curso: O objetivo desse curso teórico-prático é conhecer os processos de trabalho desenvolvido em cada setor do pronto socorro e preparar o enfermeiro para gerenciar as equipes no cuidado aos pacientes atendidos nos diferentes ambientes do serviço de emergência.
O atendimento de urgência e emergência constitui uma forma diferenciada de assistência à saúde, cujas decisões são estabelecidas num pequeno espaço de tempo, e para dar continuidade ao atendimento o paciente, quando possível, é encaminhado para outros setores dentro do próprio serviço de emergência, e cada setor desse tem uma característica assistencial diferente, cabe ao enfermeiro, gerenciar sua equipe para o cuidado com esses pacientes, onde os processos de trabalho são diferentes. O pronto socorro é um hospital inteiro dentro do serviço de emergência ou em um espaço físico.
As aulas práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru.
A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.

ENFERMEIROS, ALUNOS DE ENFERMAGEM e GESTORES HOSPITALAR .

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Doutor, Odontologa, Professor da PUCPR.

Alexander Fuscolin

Neidamar Pedrini Arias Fugaca

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Doutor, Odontologa, Professor da PUCPR.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.