Há alguns anos se fala na transformação das profissões relacionadas ao direito, principalmente à atividade do advogado, em decorrência do impacto que as inovações tecnológicas têm provocado à profissão. Neste contexto de alta competitividade e reinvenção do mercado, é imprescindível que o advogado, para gerir o seu escritório e ganhar mercado, não se limite à qualificação técnico-jurídica. Uma vez que a excelência na técnica legal não é mais um diferencial é necessário que o profissional domine conceitos de gestão de negócios, tomada de decisão estratégica, marketing, economia e outros tópicos que tradicionalmente não são ensinados na academia. Pensando em trazer para a sala de aula assuntos que discutam as competências e exigências de mercado para além das jurídicas as quais os advogados devem voltar a sua atenção, estruturou-se o presente curso, que abordará essa realidade e contextualizará, para novos profissionais, que tipo de habilidades devem ser pensadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas por aqueles que se dedicam à prestação do serviço jurídico na esfera privada.
Dentro do objetivo geral acima proposto, as aulas se dividirão de acordo com a seguinte programação:
(i) Aula inaugural com a presença de um Diretor Jurídico de Empresa – Ambiente de negócios e novos rumos da profissão;
(ii) Gestão de escritórios e Departamentos Jurídicos – Modalidades de Contratação, Gestão, Atração e Retenção de Pessoas;
(iii) Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos – O Começo, Sociedade, Gestão de Ativos, Custos, e Geração de Negócios;
(iv) Contrato de Honorários – Negociação, Contrato e Modalidades.
Como objetivos específicos a serem alcançados pelos alunos que aderirem ao curso, podem ser mencionados os seguintes:
(i) identificar os novos caminhos da profissão, com a identificação do papel dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia na construção dos negócios;
(ii) Avaliação da importância das pessoas e formação de times fortes dentro do contexto dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia;
(iii) Identificação dos principais aspectos envolvidos na estruturação de um departamento jurídico ou escritório de advocacia;
(iv) Análise das formas de precificação dos serviços e remuneração dos profissionais ligados à advocacia;
(v) Discutir o papel da tecnologia no atual cenário dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Advogados com pouco tempo de profissão, mas já com alguma experiência em suas respectivas áreas de atuação. O curso buscará atingir profissionais que se dedicam a tocar seus próprios escritórios ou estão inseridos em departamentos jurídicos, e se preocupam com a obtenção de ferramentas que os ajudem a administrar melhor seu tempo e suas demandas.