Fundamentos de Biologia Molecular para Técnicos de Laboratório

Prover os estudantes (técnicos de laboratório) de conhecimentos que contribuam para sua atuação profissional, com destaque para preparo de aulas práticas e auxílio técnico aos docentes e estudantes que desenvolvem pesquisas na área.

Técnicos de Laboratório da Escola de Ciências da Vida.

OBS: Projeto destinado apenas para funcionários PUCPR.

Doutor

Humberto Maciel Franca Madeira

Coordenação | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Não informada