Fisioterapia do Doente Crítico

O objetivo principal deste curso teórico-prático é a compreensão do profissional e estudante diante da atuação da fisioterapia junto ao doente crítico em ambiente hospitalar, desde a avaliação, monitorização até a aplicação de tratamento com os recursos e técnicas atuais. Dessa maneira, o profissional terá visão ampla para conseguir intervir para melhorar a qualidade de vida no pós-alta hospitalar, com enfoque no retorno às atividades de vida diária e funcionalidade do paciente. O estudante irá observar e realizar atendimento ao paciente crítico nas unidades do Hospital Universitário Cajuru e, assim, aplicará na prática clínica a avaliação contendo as escalas e monitorização do paciente crítico, terá a perspectiva de quais os objetivos e condutas terapêuticas utilizadas no tratamento deste doente e realizará a prática supervisionada.
As aulas teóricas serão por webconferência e ao vivo, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As aulas práticas serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru. A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.

Fique atento ao seu email (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Fisioterapeutas e estudantes a partir do 6º período do curso de Fisioterapia.

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Mestre em Bioética pelo PPGB- PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- CNPq. Graduação em fisioterapia pela PUC PR 1989 e especialização em geriatria e gerontologia 1991 pela PUC PR. Professora do curso de fisioterapia PUC PR da disciplina de fisioterapia respiratoria e supervisora de estagio no Hospital pequeno príncipe desde 2001. Fisioterapeuta da Irmandade Santa casa de Misericórdia de Curitiba desde 1990.

Demétria Kovelis Monteiro

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UEL (estudo sobre incentivo à prática de atividade física em tabagistas sedentários) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase no treinamento físico domiciliar em pacientes com DPOC grave. Atualmente é Professora do Centro Universitário UniDomBosco (UniDBSCO).

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.