CCURSOS

Fenomenologia e ciência: reflexões sobre as práticas profissionais

O intuito do curso é possibilitar caminhos de reflexão sobre Fenomenologia e sua influência na ampliação de horizontes para as práticas profissionais. A programação será a seguinte: 22/05: Fundamentos Filosóficos da Ciência Moderna – Parte I: Platão, Aristóteles e Filosofia Medieval. 29/05: Fundamentos Filosóficos da Ciência Moderna – Parte II: Filosofia Moderna: Descartes e Kant. 05/06: Fenomenologia Enquanto Método de Investigação – Parte I 12/06: Fenomenologia Enquanto Método de Investigação – Parte II 19/06: Perspectivas Fenomenológicas para as Práticas Profissionais – Parte I 26/06: Perspectivas Fenomenológicas para as Práticas Profissionais – Parte II Os temas de estudo do curso serão: – A tarefa primordial de compreender o método fenomenológico só se torna possível na medida em que lançamos um olhar crítico sobre a história da própria Ciência e seus fundamentos filosóficos, principalmente no que diz respeito ao surgimento do método científico moderno. – Princípios como os de substância, causalidade, universalidade, neutralidade, objetivação, mecanicismo e mensurabilidade estão estreitamente relacionados à atuação profissional a qual muitas vezes não os questiona e se expõe frequentemente aos perigos da Era da Técnica. – Somente iluminados enquanto campo aberto de constante investigação é que os desafios atuais poderão descortinar o sentido mais essencial da práxis científica. As aulas teóricas serão remotas e ao vivo pelo ambiente virtual da PUCPR (plataforma Balckboard Collaborate Ultra). Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Público-alvo

Profissionais da Psicologia, Psiquiatria, Educação, Filosofia, Direito, Ciências Sociais, Artes dentre outras áreas afins.

Mestre

Maria Helena Budal da Silva

Coordenação

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), Formação em Análise Existencial – Logoterapia pela ALVEF (2002) e Pós Graduação em Psicologia Analítica pela PUC-PR (2010), Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Atualmente é Psicóloga Clínica em consultório particular. É professora convidada de cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial desde 2003, Professora da Graduação em Psicologia da PUC-PR. Membra da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Diretora do Núcleo de Logoterapia de Curitiba (2020), coordenando grupos de estudo em Logoterapia e Análise Existencial e prestações de serviço na área.

Paulo Eduardo Lopes da Silva

Docentes

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Possui Graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Salesiana de São Paulo, especialização em Pedagogia Social na Escuela Sobre Marginación (Madri) e formação em Ensino da Língua Inglesa na The Language Gallery (Londres). Atualmente, é coordenador pedagógico, escritor, psicólogo clínico, músico, doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor de Psicologia e Filosofia. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Filosofia e coordenação de projetos em Educação, como foco em Fenomenologia, Ética e Daseinsanalyse.

Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

24 horas

Valor do curso

R$ 200,00

Status

Inscrições abertas