Especificação de Sistemas de Ar Condicionado para Arquitetos

Contribuir sobre a tomada de decisão para escolha de sistemas de climatização mecânica mais compatíveis com o projeto arquitetônico ainda na fase inicial da concepção projetual. Nesta etapa o arquiteto precisa fazer a indicação de sistemas de climatização em função de aspectos relacionados a tipologia da edificação e de fundamentos cada vez mais relevantes como certificações, eficiência energética e custo x benefício das estratégias adotadas. O curso também pretende dar fundamentos para a determinação de áreas técnicas, padrões técnicos de ambientes e sistemas de distribuição do ar climatizado. A decisão sobre insuflamento indireto ou direto, por exemplo, implicará em soluções projetuais de arquitetura como presença ou não de dutos, espaços destinados em forros ou mesmo o efetivo conforto dos usuários. Por fim, quem participar do curso aprenderá a utilizar uma planilha de Excel programada para previsão de carga térmica (BTUs) e de porte do sistema de climatização. A planilha será ofertada como parte do curso.

Arquitetos e estudantes de Arquitetura.

Mestre

Wivian Patricia Pinto Diniz

Alexandre Fernandes dos Santos

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.