Entendendo a TV: teoria e prática da crítica de televisão

O ambiente digital hoje é regido pelo que chamamos da cultura da participação: boa parte dos usuários da internet tende a participar de grupos que fortaleçam seu pertencimento a uma identidade. A crítica de televisão, enquanto discurso e enquanto grupo identitário, tem a capacidade de agregar pessoas que consomem este produto televisivo, possibilitando a inserção em um nicho do mercado: o de críticos culturais. Há vários canais digitais de crítica televisiva, no entanto, estes espaços, ainda que importantes, não ofertam treinamentos específicos para os interessados em tornar-se produtores, e não apenas receptores. Este curso de extensão pretende suprir esta lacuna com técnicas e uma abordagem acessível não apenas a profissionais da comunicação e das artes, mas a qualquer pessoa que queira sofisticar sua análise e produzir suas próprias críticas.

Ementa – O curso pretende trazer ferramentas para que o estudante esteja apto a fazer críticas culturais mais aprofundadas, que escapem do senso comum. O contexto atual é que quase todos os sujeitos participantes da vida digital usam as redes para emitir suas opiniões; no entanto, isso não ocorre de forma profissional, com o embasamento necessário. O participante deste curso terá conhecimento técnico e analítico para a produção de críticas de qualidade sobre um meio de comunicação específico – a televisão, objeto comunicacional normalmente cercado de preconceitos e visões negativas. Por isso, espera-se que o egresso tenha condições de analisar produtos televisivos de forma sóbria, escrevendo textos ou produzindo vídeos e podcasts que sejam informativos e cativantes ao público.

Público-alvo

Estudantes e profissionais das áreas de Comunicação e Letras, e demais interessados no assunto.

Vídeos PUCPR

Doutor

Paulo Roberto Ferreira de Camargo

Coordenação | Lattes

É jornalista com experiência como editor de Cultura, crítico de cinema e repórter especial do jornal Gazeta do Povo.  É editor e fundador do portal de cultura A Escotilha e integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).  Tem Mestrado em Teoria e Estética do Audiovisual e Doutorado em Comunicação e Linguagens – Cinema e Audiovisual.

Maura Martins

Maura Martins é jornalista e professora, com doutorado em Ciências da Comunicação. É editora do portal de jornalismo cultural Escotilha. Desde 2015, atua na área da crítica de televisão.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.