A enfermagem na assistência ao paciente em cuidados paliativos

Esse curso teórico-prático visa ampliar os conhecimentos de profissionais e acadêmicos de Enfermagem sobre a assistência ao paciente em cuidados paliativos. Além disso, conhecer a história e o desenvolvimento dos cuidados paliativos no Brasil e no Mundo, identificar os princípios fundamentais dos cuidados paliativos, reconhecer a importância do uso das ferramentas de avaliação do paciente em cuidados paliativos e identificar as necessidades do paciente em Cuidados Paliativos.
Sendo assim, os temas de estudo do curso serão:
– Cuidados Paliativos: conceito, desenvolvimento dos cuidados paliativos no Brasil e no mundo, aspectos ético-legais;
– Princípios fundamentais dos cuidados paliativos;
– Ferramentas de avaliação do paciente em cuidados paliativos;
– Atenção às NHB do paciente em cuidados paliativos.
Este curso terá 16 horas de aulas teóricas por webconferência e ao vivo, incluindo uma discussão de casos que serão acompanhados na prática, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As aulas práticas (4 horas) serão realizadas no Hospital Universitário Cajuru com supervisão direta do professor.
A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.
Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Vídeos PUCPR

MESTRADO

Danielle Sellmer

Mestre

Ana Rotilia Erzinger

Coordenação | Lattes

Ana Paula Hey

Doutor

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.