Eletrocardiograma com foco no cuidado de enfermagem ao paciente crítico

Este curso teórico-prático destinado aos enfermeiros e graduandos de Enfermagem traz uma abordagem geral sobre o eletrocardiograma (ECG); a importância do conhecimento sobre ECG no cuidado ao paciente crítico; eletrofisiologia cardíaca; elementos do traçado do ECG; arritmias supraventriculares e ventriculares. Este curso terá 12 horas teóricas que serão ministradas via remota síncrona (webconferência), 02 horas práticas que serão desenvolvidas no Hospital Universitário Cajuru) em sistema de rodízio conforme cronograma estabelecido no 1º dia de aula e, após a realização da prática, serão oferecidas 02 horas teóricas no dia 04 de junho (webconferência) para discussão dos casos. Os temas de estudo do curso serão: – Discutir a eletrofisiologia do ECG; – Compreender o traçado do ECG; – Identificar os elementos do traçado do ECG sistema PQRST; – Identificar as arritmias supra ventriculares e ventriculares. Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas. A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.

Enfermeiros e estudantes de 7º e 8º períodos do curso de Enfermagem.

Os temas de estudo do curso serão:
– Discutir a eletrofisiologia do ECG;
– Compreender o traçado do ECG;
– Identificar os elementos do traçado do ECG sistema PQRST;
– Identificar as arritmias supra ventriculares e ventriculares.

Ana Rotilia Erzinger

Ana Rotilia Erzinger

Doutora

Maria do Carmo Lisboa

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.