Direitos Autorais na Explosão das Lives: tudo pode?

Introdução

A PUCPR lança a Escola de Inverno, que será realizada de 20 e 31 de julho de 2020. São 20 cursos de extensão de curta duração, de diferentes áreas do Direito, com foco no aperfeiçoamento dos profissionais do mercado. Saiba porque realizar os cursos de curta duração da Escola de Direito:
– Aulas ao vivo, por webconferência
– Cursos atualizados com as principais tendências do Direito
– Professores que são referência em suas áreas de atuação
– Cursos rápidos: conteúdos aplicáveis de maneira prática

Sobre o curso

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas mudanças para o mundo. Certamente, uma delas foi a necessidade de isolamento social, que, por sua vez, impactou e alterou a forma de trabalho. Nesse contexto, estamos vivenciando uma profusão de lives, ou seja, de vídeos gravados ao vivo e publicados nas redes sociais. Desde lives de artistas, aulas de ginástica a debates jurídicos, quase tudo migrou para a internet. O Brasil é considerado um grande consumidor e produtor de audiovisual, tendo sua relevância maximizada nos tempos atuais. Daí a necessidade de conhecer os direitos autorais, o que pode ou não ser feito,  de forma a evitar violações e problemas jurídicos.

Modalidade – ao vivo

Os cursos da Escola de Inverno serão transmitidos ao vivo, por webconferência, por meio da plataforma de ensino da PUCPR, o Blackboard Collaborate. Os estudantes matriculados no curso receberão login e senha de acesso à plataforma para a transmissão das aulas.

Advogados iniciantes e experientes, bacharéis em direito, magistrados, promotores, procuradores, assessores jurídicos, estagiários de pós-graduação, que buscam capacitação ou atualização profissional, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos na área de direito autoral. Além disso, o curso também atende a graduandos que estão se aprofundando na área.

Vídeos PUCPR

Docente Marcelle Franco Espindola Barros.

Marcelle Franco Espindola Barros

Coordenação | Lattes

Advogada, sócia fundadora do escritório Sheb Law Firm; Coordenadora da pós-graduação de Direito Corporativo da PUCPR; membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR; pós-graduada em direito da propriedade intelectual pela Puc-Rio; mestre em Direito Econômico pela PUCPR; LL.M em Comércio Internacional pela Universidade de Turim, na Itália.

Alysson Hautsch Oikawa

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2001), graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2000) e mestrado em Direito (Master of Laws, LL.M.) pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2003), EUA. É advogado, sócio diretor do Núcleo de Propriedade Intelectual do escritório Baril Advogados. Membro do Comitê de Desenhos Industriais da International Trademark Association- INTA, e membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-PR. Professor de Cursos de Graduação e de Pós-graduação no UNICURITIBA. Professor convidado da FAE Business School, ISAE – Instituto Superior de Administração e Economia, PUCPR, e Universidade Positivo. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Direito, com ênfase em Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Autorais, Marcas, Patentes, Concorrência Desleal, Direitos de Personalidade, Direito da Comunicação, e Direito e Internet. Tutor de cursos relacionados a esses temas, com diversos artigos publicados.

Inscrições encerradas