CCURSOS

Direito Cooperativo

O objetivo do presente curso é analisar os aspectos jurídicos próprios das sociedades cooperativas desde os seus fundamentos históricos até a incorporação das premissas da Aliança Cooperativa Internacional pelo ordenamento jurídico brasileiro, compreendendo de forma prática o plexo normativo das cooperativas brasileiras e a construção do Direito Cooperativo. 

A ementa dos temas a serem examinados é a seguinte:
Origem do Cooperativismo moderno: de Rochdale ao Brasil. O surgimento da Aliança Cooperativa Internacional e a evolução das premissas doutrinárias do pensamento cooperativo global. A Declaração Sobre a Identidade Cooperativa. Evolução legal do cooperativismo no Brasil e sua aderência aos preceitos identitários da Aliança Cooperativa Internacional. Lei Geral das Sociedades Cooperativas (Lei n° 5.764/1971) e os ramos de atuação do cooperativismo brasileiro. A multidisciplinariedade do Direito Cooperativo: compreender para bem aplicar. As sociedades cooperativas no Código Civil. Lei das Cooperativas Sociais. Lei das Cooperativas de Crédito. Lei das Cooperativas de Trabalho. Governança Cooperativa. As cooperativas na sociedade informacional. Proteção de Dados nas Sociedades Cooperativas. Aspectos atuais do Direito Cooperativo. Pesquisa científica e Cooperativismo. 

Público Alvo

Gestores de Cooperativas, Colaboradores em Cooperativas, Cooperados, Advogados, Assessores Jurídicos, Magistrados, Estudantes. 

Vídeos PUCPR

Leonardo Rafael de Souza

Docentes
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

12 horas

Valor do curso

R$ 390,00

Status

Inscrições abertas