CCURSOS

Direito Administrativo e Inteligência Artificial

Introdução

A PUCPR lança a Escola de Inverno, que será realizada de 20 e 31 de julho de 2020. São 20 cursos de extensão de curta duração, de diferentes áreas do Direito, com foco no aperfeiçoamento dos profissionais do mercado. Saiba porque realizar os cursos de curta duração da Escola de Direito:
– Aulas ao vivo, por webconferência
– Cursos atualizados com as principais tendências do Direito
– Professores que são referência em suas áreas de atuação
– Cursos rápidos: conteúdos aplicáveis de maneira prática

Sobre o curso


O curso pretende um aperfeiçoamento na aplicação da inteligência artificial para a Administração Pública, abordando governo por plataforma, proteção de dados, publicidade da tomada de decisão e cidadania digital. Abordar-se-á aspectos de regulação, blockchain, biometria comportamental, smart cities, assistência de decisão publica por inteligência artificial. Será realizada uma imersão no ambiente 4.0 para a Administração Pública. Também serão discutidas relações entre Estado, tecnologia e mercado. Ainda, é um dos objetivos do curso abordar a utilização de ferramentas de inteligência artificial em regulação Sandbox e aspectos éticos da inteligência artificial aplicada a serviços públicos.

Metodologia


O curso será ministrado em dois dias consecutivos, com duração de 3h em cada dia. Entre 9h e 11h a Professora Vivian Lima López Valle, que é pós – doutoranda em Administração Pública Digital, vai abordar o ambiente de tecnologias disruptivas para a Administração Pública em Geral. E na parte final do curso em cada dia, entre 11h e 12h, o curso conta com a participação especial de dois professores especialistas na temática. No primeiro dia a participação é do professor William Ivan Gallo Aponte, da Universidade do Externado da Colômbia, que vai ministrar palestra sobre Regulação, tecnologia e dados pessoais na América Latina. No segundo dia a participação é da professora Vanice Lírio do Valle, da Universidade UNESA-RJ, que vai ministrar palestra sobre Inteligência Artificial e Direto Administrativo, tratando dos diferentes sistemas e usos e dos desafios para a Administração Pública. A interação com professores estrangeiros e nacionais possibilita uma análise de direito comparado e complementa a formação na área.

Modalidade – ao vivo


Os cursos da Escola de Inverno serão transmitidos ao vivo, por webconferência, por meio da plataforma de ensino da PUCPR, o Blackboard Collaborate. Os estudantes matriculados no curso receberão login e senha de acesso à plataforma para a transmissão das aulas.

Público Alvo

Advogados iniciantes e experientes, bacharéis em direito, magistrados, promotores, procuradores, assessores jurídicos, estagiários de pós-graduação, que buscam capacitação ou atualização profissional, com o objetivo de aprimorar suas habilidades profissionais na área do direito administrativo. Além disso, o curso também atende a graduandos que estão se aprofundando na área.

Vídeos PUCPR

Doutora

Vivian Cristina Lima Lopez Valle

Coordenação

Doutora e Mestre em Direito pela UFPR. Pós-doutoranda pela Universitat Rovira i Virgili na Espanha. Possui especialização em Direito Administrativo pelo IBEJ e em Contratação Pública pelo Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada em Direito pela PUCPR. Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da PUCPR e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Licitação em Contratos Administrativos com Tópicos Especiais em Direito das Concessões da PUCPR. Advogada,

Vanice Regina Lirio do Valle

Docentes

Visiting Fellow no Human Rights Program da Harvard Law School. Pós-doutorado em Administração pela EBAPE/FGV e Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (2006), é também Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA/RJ, Procuradora do Município do Rio de Janeiro, produtora de conteúdo digital na área jurídica. Vanice Valle atuou como tutora e conteudista de curso de curta duração EaD, do Instituto Rui Barbosa, 2013; como tutora e conteudista do Curso Saber Direito, da TV Justiça, 2017. É coordenadora, apresentadora e conteudista do Programa GPS Acadêmico (desde 2017), programa semanal de orientação quanto ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica, seja no campo da graduação, seja na pós-graduação em sentido estrito, com mais de 100 (cem) episódios produzidos. Tem ainda em seu background, o desenvolvimento de atividades de gerenciamento na área pública, titularizando a Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janeiro, e ainda a Secretaria de Estado de Administração do Rio de Janeiro. A experiência na área de Direito Público, com ênfase nos temas de direitos fundamentais e jurisdição constitucional, tem direcionado sua atividade acadêmica, mantendo-se sempre o contato com o Direito Administrativo.

William Ivan Gallo Aponte

Docentes

Bacharel em Direito pela Universidade Externado de Colômbia (2018). Mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento – Direitos Sociais, Desenvolvimento e Globalização- pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Bolsista da PUCPR e da CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano (NUPED), vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da PUCPR, do Grupo de Pesquisa em Direito do Meio Ambiente vinculado à Universidade Externado da Colômbia e do Grupo de Pesquisa sobre Novas Tecnologías e Serviços Púbicos vinculado à PUCPR. Foi assistente de pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade Externado de Colômbia (2018-2019). Editor adjunto da Revista Eurolatinoamericana de Direito Administrativo – REDOEDA. Vicepresidente da Rede Iberoamericana Juvenil de Direito Administrativo. Professor, pesquisador e advogado.

Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

6 horas

Valor do curso

R$ 160,00

Status

Inscrições encerradas