Diálogos entre Comunicação e Educação: Vivências e possibilidades educomunicativas

O curso foi planejado com foco em que os/as educandos/as possam:
a) compreender os conceitos e as perspectivas teórico-práticas fundamentais sobre Comunicação e Educação;
b) elaborar uma reconstrução histórica do diálogo entre Comunicação e Educação;
c) identificar os autores fundamentais e suas contribuições para a interface entre Comunicação e Educação;
d) compreender o conceito de ecossistemas educomunicativos e as características de projetos de interface entre Comunicação e Educação;
e) refletir sobre suas experiências prévias envolvendo a Educomunicação;
f) identificar e desenvolver o próprio perfil educomunicativo;
g) articular as possibilidades oferecidas pela comunicação comunitária e as áreas de atuação do/a educomunicador/a;
h) desenvolver o processo de concepção e planejamento de projetos educomunicativos;
i) propor um projeto educomunicativo original, inédito e inovador a partir dos conhecimentos construídos ao longo do curso;
j) ressignificar suas vivências, experiências e conhecimentos a respeito da Educomunicação.

Destinado a estudantes, profissionais e pesquisadores de qualquer área do conhecimento atuantes e/ou interessados nas áreas de Comunicação, Educação e Educomunicação.

Suyanne Tolentino de Souza

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenadora dos cursos de extensão e especialização da Escola de Comunicação e Artes. Atua como roteirista e apresentadora de vídeos institucionais no campo da Comunicação e Educação. Foi apresentadora do Programa Nós da Educação – Secretaria de Estado da Educação – TV Paulo Freire. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em mídia audiovisual, televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, comunicação e educação, mídia audiovisual.

Flávia Zanforlim

Giovana Gulin

Rafaela Bortolin Pinheiro

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)