Diagnóstico por PCR em tempo real

Objetivo do Curso: Fornecer embasamento teórico e desenvolver habilidade prática para a utilização do PCR em tempo real para diagnóstico.

Público-alvo

Estudantes de graduação e graduados em biotecnologia, farmácia, ciências biológicas e biomedicina que tenham interesse em adquirir rapidamente a habilidade de trabalhar com PCR em tempo real para diagnóstico.

Humberto Maciel Franca Madeira

Coordenação | Lattes

Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.

Cassiano Martins Batista

Docentes | Lattes

Graduado em Bacharelado em Biotecnologia (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com Iniciação Científica entre 10/2010 e 12/2011) no Instituto Carlos Chagas (ICC)/Fiocruz Paraná. Acumula 10 anos de experiência em laboratório, atuando principalmente em técnicas de biologia molecular, incluindo engenharia genética, biologia celular, produção de anticorpos monoclonais e microscopia. Possui Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Biociências e Biotecnologia pelo ICC/Fiocruz Paraná, sendo este último com período sanduíche no Cedars Sinai Medical Center (LA, CA, USA. Realizou Pós-Doutorado em Biociências e Biotecnologia entre 2019 e 2020 no ICC trabalhando com técnicas de nocaute gênico (CRISPR-Cas9 e recombinação homóloga). Atualmente, realiza Pós-Doutorado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFPR, trabalhando no desenvolvimento de imunoensaios para detecção de diversos patógenos, incluindo SARS-CoV-2. Possui experiência profissional em produção de kit diagnósticos, tendo sido bolsista tecnologista atuando na produção de proteínas recombinantes e reagentes para teste diagnóstico de Hantavírus no ICC/Fiocruz Paraná entre 08/2018 e 02/2019. Possui experiência profissional em análises clínicas, tendo sido analista de Controle de Qualidade, atuando no processamento de amostras e realização de RT-PCR para detecção de SARS-CoV 2, e também na análise dos resultados e uso do sistema GAL, no Instituto de Biologia Molecular do Paraná entre 06/2020 e 09/2020.

Mariana de Sousa Castro de Paula

Docentes | Lattes

Graduada em Bacharelado em Biotecnologia (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com período de intercâmbio de um ano em engenharia bioquímica e biotecnologia na universidade francesa Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA de Lyon) (2012/2013). Possui mestrado em Genética desenvolvido no Laboratório de Genética Molecular Humana na Universidade Federal do Paraná (2016 – 2018) nas áreas de imunogenética e genética de populações, trabalhando com técnicas laboratoriais de imunologia e biologia molecular como citometria de fluxo, cultivo celular, PCR, qPCR, sequenciamento, extração de DNA e RNA. Atualmente trabalha no Instituto de biologia molecular do Paraná (IBMP) como tecnologista de laboratório e líder de processos onde atua na extração de RNA e realização da técnica RT-PCR para o diagnóstico molecular de SARS-CoV 2.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Insc. abertas / Confirmado