Diagnóstico de Patologias e Soluções Interventivas para Restauração

Ementa:

Identificação de patologias e danos e elaboração de diagnósticos de edifícios históricos. Os materiais e técnicas utilizadas para promover a recuperação, restauro e consolidação de sistemas construtivos e materiais tradicionais da arquitetura histórica.

Doutora

Cleusa de Castro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná UFPR (1984), especialização em Restauração de Edifícios Históricos pela UFBa-Unesco (1988) e especialização em Cultura e Arte Barroca pela UFOP (1986), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) na área de Teoria, História e Crítica e Doutora pela FAU-USP na área de Projeto de Arquitetura. Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Paraná e PROFESSOR TITULAR da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase Preservação de Patrimônio Cultural e Restauração de Edifícios Históricos. Membro do DOCOMOMO Internacional. Membro titular do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba.

Mestre

Humberto Luiz Fogaca de Medeiros

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e Mestre pelo Programa de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. A partir de 2013 integra o corpo docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, onde atualmente é Coordenador de Curso para o biênio 2017-2018. É sócio-proprietário da Humberto Fogassa Arquitetos Associados SS desde 1995, acumulando experiencia profissional nas áreas de projeto de Arquitetura, interiores, patrimônio cultural e inserções modernizadoras, bem como na prestação de serviços de consultoria e acompanhamento de obras.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.