CCURSOS

Curadoria da Arte – Introdução e Prática 1

O curso propõe uma imersão introdutória à prática curatorial, com ênfase no campo das artes visuais. Nos encontros serão discutidos o papel do curador em diversas instituições de arte, as responsabilidades e profissionais que relacionam-se ao trabalho do curador. Serão analisados, ainda, o trabalho de curadores, bienais e mostras emblemáticas como base para a realização de uma prática na qual os alunos irão trabalhar em pequenos projetos de curadoria individuais e/ou coletivos. O objetivo do curso é favorecer a atualização e aperfeiçoamento nas formas de entender e atuar no processo curatorial contemporâneo. Compreender como se dá o processo da montagem de uma exposição, seja no museu ou fora dele. Entrar em contato com as novas demandas de formação para o profissional desta área.

Público Alvo

Profissionais da área de cultura e interessados no tema.

Doutora

Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves

Coordenação | Lattes

Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), com ênfase em Educação, linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem no Ensino Médio; graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994);graduação em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelado em Teologia /Catechesi Missionaria pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC. Atuou como diretora de Relações Internas na PUCPR. É professora da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais com atuação na linha de pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, construção de saberes artísticos e culturais. Tem interesse em pesquisas que envolvem os seguintes temas: educação, TICs, produção cultural e suas relações com o contexto midiático; formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Ana Rocha

Docentes

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

20 horas

Valor do curso

R$ 1.000,00

Status

Inscrições abertas