Crítica Literária: Teoria e Prática

O crítico, ou o pensador crítico, só existe no exercício da sua função. O curso Crítica Literária: Teoria e Prática é o convite a um itinerário literário por meio da reflexão e da construção de uma análise aprofundada de obras clássicas e contemporâneas.

Na primeira parte do curso, o estudante conhecerá a base teórica que dá alicerce e fôlego ao pensar sobre literatura, caminhando entre textos canônicos da Teoria Literária até o mergulho na produção mais recente. Nesse percurso, será possível estabelecer as possíveis linhas de trabalho e a criação de um inventário particular para cada aluno.

A segunda metade é a imersão no fazer crítico, na produção propriamente dita. A partir de ficções breves, será possível colocar em ação tudo o que se aprendeu com a teoria. É a fase em que o estudante se posiciona como sujeito protagonista do debate literário e propõe soluções para polêmicas e impasses.

Ementa: História da Crítica Literária; Crítica Literária como gênero literário; Crítica Literária como conceito; Crítica Literária como leitura imersiva; Crítica literária como prática de escrita.

Público-alvo

Estudantes de Letras ou Jornalismo, profissionais da área de comunicação e interessados no assunto.

Mestre

Fernanda Brandalise Bogoni

Coordenação | Lattes

Formada em Publicidade e Propaganda, pós graduada em Marketing e mestre em Linguagem e Tecnologia. Atua nas áreas de comunicação, marketing e produção de textos há 20 anos, por isso, já trabalhou com clientes dos mais variados segmentos do mercado. É apaixonada pela escrita e pela leitura, duas formas tão distintas e complementares de criar e encantar pessoas.
Disciplina – Criação e Comunicação Publicitária

Jonatan Rafael da Silva

Jonatan Silva é jornalista, crítico literário e escritor. Passou pelas redações da Tribuna do Paraná e Paraná Online. Foi editor da revista Mediação, do Colégio Medianeira. Na mesma instituição, idealizou, produziu e apresentou o podcast MedCast, que tratava de temas que iam da educação à cultura, passando por questões da atualidade e da filosofia.
Atualmente, escreve regularmente para o jornal Rascunho e Cândido, e também para o portal de cultura Escotilha. Colabora com a editora Rádio Londres e teve textos publicados na revista Flaubert e no jornal RelevO. É autor dos livros “O Estado das coisas” (2015) e “Histórias mínimas” (2019).

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.