CCURSOS

Contratação Pública no Contexto do Covid e no Pós-covid: regime contratual, infraestrutura e planejamento

Introdução


A PUCPR lança a Escola de Inverno, que será realizada de 20 e 31 de julho de 2020. São 20 cursos de extensão de curta duração, de diferentes áreas do Direito, com foco no aperfeiçoamento dos profissionais do mercado. Saiba porque realizar os cursos de curta duração da Escola de Direito:
– Aulas ao vivo, por webconferência
– Cursos atualizados com as principais tendências do Direito
– Professores que são referência em suas áreas de atuação
– Cursos rápidos: conteúdos aplicáveis de maneira prática

Sobre o curso


O curso pretende um aperfeiçoamento no Regime Contratual da Administração Pública. Abordar-se-á os diferentes regimes jurídicos de licitação, no ambiente dos contratos de fornecimento e dos contratos do regime de concessão, abordando inclusive as parcerias público privadas. Será realizada uma imersão no regime da contratação direta, e em especial nas hipóteses de contratação direta estabelecidas para a pandemia do Covid19. Também será discutida a realidade de infraestrutura brasileira e estudo sobre planejamento estatal para contratação. Ainda, é um dos objetivos do curso abordar a utilização de ferramentas de inteligência artificial no ambiente de contratação pública, a utilização de robôs nos sistemas de controle, a assistência para tomada de decisão nos processos licitatórios. E ainda, far-se-á uma analise das perspectivas de contratação pública, abordando-se o mercado de contratação, as possibilidades de crescimento e o andamento do projeto de reforma da Lei Geral de Licitações. Por fim, será abordada a contratação internacional, disposições de tratados internacionais, OCDE e União Européia.

Metodologia


O curso será ministrado em dois dias consecutivos, com duração de 3h em cada dia. Entre 9h e 11h a Professora Vivian Lima López Valle, que é especialista em Contratação Pública, vai abordar o regime jurídico brasileiro de contratação. E na parte final do curso em cada dia, entre 11h e 12h, o curso conta com a participação especial de dois professores estrangeiros, especialistas na temática. No primeiro dia a participação é do professor Rodolfo Cancino, da Universidade Autonoma do México, que vai ministrar palestra sobre Contratação Pública Internacional e a adesão ao ACP/OMC. No segundo dia a participação é do professor Enrique Días Bravo, da Universidade Santo Thomas do Chile, que vai ministrar palestra sobre Tratados Internacionais em contratação pública, normas da OCDE, regulação de contratações diretas e relações com o principio do planejamento. A interação com os professores estrangeiros possibilita uma análise de direito comparado e complementa a formação na área.

Modalidade – ao vivo


Os cursos da Escola de Inverno serão transmitidos ao vivo, por webconferência, por meio da plataforma de ensino da PUCPR, o Blackboard Collaborate. Os estudantes matriculados no curso receberão login e senha de acesso à plataforma para a transmissão das aulas.

Público Alvo

Advogados iniciantes e experientes, bacharéis em direito, magistrados, promotores, procuradores, assessores jurídicos, estagiários de pós-graduação, que buscam capacitação ou atualização profissional, com o objetivo de aprimorar suas habilidades profissionais na área do direito administrativo. Além disso, o curso também atende a graduandos que estão se aprofundando na área.

Vídeos PUCPR

Docente Vivian Cristina Lima Lopez Valle.

Vivian Cristina Lima Lopez Valle

Coordenação

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-doutoranda pela Universitat Rovira i Virgili na Espanha. Possui especialização em Direito Administrativo pelo IBEJ e em Contratação Pública pelo Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. É advogada e tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Previdenciário. Leciona no curso de graduação em Direito da PUCPR, ministrando principalmente as disciplinas de Direito Administrativo e Constitucional. Atua nos cursos de especialização da Pós-Graduação PUCPR, do Instituto de Direito Romeu Bacellar, da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, da Escola da Policia Civil do Estado do Paraná e da Universidade Positivo. É integrante do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, do Núcleo de Investigações Constitucionais NINC/UFPR, do Núcleo de Pesquisas em Direito Administrativo, Urbanístico e Ambiental da UFPR – Pró-polis. Foi Coordenadora de Monografias da Graduação da PUCPR entre 2003 e 2015. Atualmente é Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da PUCPR e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Licitação em Contratos Administrativos com Tópicos Especiais em Direito das Concessões da PUCPR.

Enrique Días Bravo

Docentes

Rodolfo Cancino

Docentes
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

6 horas

Valor do curso

R$ 160,00

Status

Inscrições encerradas