Comunicação não violenta

Este curso teórico-prático tem como objetivo abordar os principais conceitos da comunicação não-violenta e sua aplicabilidade ao contexto de saúde. Ao longo do curso, serão abordados conceitos referentes à diferentes formas de comunicação cotidiana e seus impactos sobre os demais. Serão também realizados exercícios embasados nas vivências e dificuldades encontradas pelas equipes interdisciplinares, visando aprimorar estas formas de comunicação.
As aulas teóricas serão por webconferência e ao vivo, com corpo docente altamente especializado e reconhecido.
As atividades práticas serão realizadas presencialmente dentro do Hospital Universitário Cajuru no dia 08 de novembro de 2020, das 8h às 12h. A PUCPR fornecerá os EPIs necessários para proteção dos estudantes.
Os temas de estudo do curso serão os seguintes:
– Comunicação não-violenta: conceitos principais.
– Diferenciando comunicação violenta e não violenta.
– Identificando o julgamento na comunicação e seus impactos.
– Comunicação na saúde, alternativas possíveis.

Fique atento ao seu email (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Profissionais de saúde que buscam refletir sobre suas formas de comunicação e aprimorar sua interação com a equipe com que trabalham.

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e mestrado em Mestrado em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos cursos de Medicina e Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, uti neonatal, pesquisa e ansiedade.

Mestre

Andressa Marianne Salles Engelmann

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.