Como fazer da sua apresentação um sucesso? Estratégias para uma apresentação eficaz: da preparação à conexão com a audiência

O curso “Estratégias para uma apresentação eficaz: da preparação à conexão com a audiência” é voltado para alunos de graduação e pós-graduação que desejem expandir as suas habilidades de preparação e apresentação de palestras ou outras formas de apresentação oral no formato presencial ou remoto apostando em postura, estratégias e ferramentas para uma apresentação de alto nível.
O seu desenvolvimento se dará através de 5 encontros.
• O primeiro encontro será voltado para uma introdução, onde serão discutidos tópicos como “O que é considerada uma boa apresentação?”, dicas para se preparar e alguns pilares para efetivar essa comunicação;
• O segundo promoverá uma discussão em torno de “Quem é você em uma apresentação”, trazendo tópicos relacionados a imagem, linguagem verbal e não-verbal;
• O terceiro, ensinando técnicas para desenvolver um raciocínio para uma apresentação, ou seja, “Como contar a sua história”, com técnicas como Storytelling e comunicação assertiva;
• O quarto expandindo a visão do apresentador, trazendo uma preocupação com o público que assistirá “Como se conectar com o seu público”;
• Já o quinto e o último encontro, será para finalizar e conectar todos os pontos apresentados e uma oficina de power point, “Como montar uma apresentação efetiva”, onde serão apresentadas dicas para usar o programa, e como repaginar apresentações;
Esse último encontro também contará com dois bônus “É, remoto e agora?” que dará dicas de como adaptar o que foi visto para uma apresentação a distância. O segundo bônus “Como lidar com a ansiedade antes das apresentações” que trará técnicas que buscam trazer uma facilidade para quem está começando a apresentar, e até mesmo para quem é mais experiente que pode se beneficiar com esse conhecimento.
Através desses 5 encontros, esse curso trará para o aluno uma nova visão de como é a montagem de uma apresentação, além de técnicas que facilitarão seu desenvolvimento ao longo de sua vida. As técnicas apresentadas ao longo do curso estão voltadas para apresentações, mas o conhecimento pode ser abordado em outros momentos como entrevistas, apresentações de painéis e afins.
As aulas serão remotas e ao vivo pela plataforma Microsoft Teams, com um corpo docente altamente especializado e reconhecido. Os alunos matriculados receberão as instruções para acesso, login e senha na semana que anteceder o início do curso. Será um curso altamente dinâmico, pois irá buscar por meio de atividades práticas supervisionadas remotamente aumentar a capacidade do aluno de se desenvolver em apresentações. Principalmente aquelas que estão diretamente ligas a sua vida acadêmica como TCC, Seminários, Iniciação Científica, Defesa de dissertação e tese, e palestras em geral.
Os temas de estudos abordados serão os seguintes:
• Esboço detalhado para a elaboração de um plano para apresentações orais;
• Dicas para se preparar e pilares para refinar seu estilo de comunicação;
• Tópicos relacionados a imagem, linguagem verbal e não-verbal;
• Técnicas de empoderamento para uma apresentação de alto impacto;
• Aplicação de técnicas como Storytelling e comunicação assertiva;
• Técnicas e estratégias para uma palestra envolvente e eficaz;
• Estratégias para se conectar com o seu público, praticar e receber feedback;
• Como causar impacto e aumentar o nível de qualidade e engajamento em apresentações;
• Dicas de como adaptar o que foi visto para uma apresentação à distância;
• Técnicas para lidar com a ansiedade antes das apresentações.

Alunos de graduação ou pós-graduação de todas as áreas do conhecimento.

Selene Elifio Esposito

Coordenação | Lattes