Como Desenhar um Sistema de Resolução de Disputas

A técnica a ser desenvolvida neste curso é o chamado DSD – Desenho de Sistemas de [Resolução] de Disputas como um método de organização de procedimentos e recursos visando a criação e implementação de sistemas de prevenção, sistemas de gerenciamento e sistemas de resolução de disputas visando possibilitar uma melhor performance em tempo, custo e impactos desta resolução. O DSD consiste, portanto, no método que permite a customização de sistemas de abordagem do conflito de forma mais adequada e eficiente. Observa-se assim que Desenho de Sistema de Disputas DSD é um método de criação de um sistema capaz de solucionar adequadamente um conflito e não um mecanismo de resolução em si mesmo.
A metodologia DSD pressupõe a existência de um “designer” que, em cooperação com os interessados/envolvidos no conflito, desenvolverá um produto sob medida a partir da relação entre eles e o objeto da disputa. O DSD pode ser aplicado em diferentes contextos: para uso em empresas a fim de reduzir o estoque/ custo de casos contenciosos, em conflitos intraorganizacionais, em conflitos institucionais envolvendo a administração pública, em sistemas online de resolução de disputas (ODR), em conflitos comunitários, em programas de indenização para casos de responsabilidade civil, etc.
Os objetivos do curso são os seguintes:
 – Apresentação de várias tipologias resolução de disputas que podem ser utilizadas no Design de Sistemas de Disputas.
– Apresentação da técnica do DSD e do contexto em que é aplicado;
– Compreensão do papel de um designer de sistemas de disputas e das habilidades necessárias para um profissional no campo;
– Apresentação de casos de utilização prática do DSD.

O curso é voltado aos estudantes ou profissionais que se ocupam de resoluções de disputas tais como:  advogados, mediadores, negociadores, ouvidores, coachs etc. e que desejam agregar uma ferramenta para melhorar sua performance para uma resolução mais global e sistêmica do(s) conflito(s).

Vídeos PUCPR

Doutora

Luciana Drimel Dias

Docentes | Lattes

Doutora e mestre em direito pela UFPR. Aperfeiçoamento em U.S. Law and Legal Writing e ADR e Mediating the Litigated Case na Pepperdine University/, EUA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), Coordenadora e professora da Especialização em Direito Processual Civil Contemporâneo PUCPR (2005), Agente de Internacionalização da Escola de Direito PUCPR (2015), Coach da Equipe Nacional e Internacional de Mediação PUCPR (2016), Superintendente do CONIMA Paraná (Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem) (2017), Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem OABPR (2017).