Cisco CCNA Routing & Switching (CRS3 + CRS4)

À medida que as empresas migram em direção às arquiteturas baseadas em controladores, o papel e as habilidades exigidas de um engenheiro de rede central estão evoluindo e são mais vitais do que nunca. Para se preparar para essa transição de rede, o curso Routing and Switching não apenas preparará você com o conhecimento das tecnologias fundamentais, mas também garantirá sua relevância com os conjuntos de habilidades necessários para a adoção de tecnologias de próxima geração. Os estudantes terão uma conta no sistema WEB da Cisco, o netacad.com, onde acessarão material oficial e o sistema de provas. Além disso, terão acesso aos recursos e comunidades disponibilizados pela Cisco. Como trata-se de curso conduzido por instrutor, o estudante faz uma prova ao final de cada módulo e recebe um certificado emitido pela própria Cisco, além do emitido pela PUCPR ao final do curso. O curso é semipresencial, com boa parte das atividades sendo executadas a distância pelo estudante e com a tutoria dos professores, utilizando os recursos a plataforma da Cisco e simuladores de redes. Maiores informações sobre os eixos de formação: http://www.ppgia.pucpr.br/~rcnabhen/doku.php?id=iniciar:pucit

Pessoas que buscam formação na área de redes para atuar na área de administração e gestão de redes. De forma completar, aqueles visam a preparação para a certificação Cisco CCENT (Também, equivale aos módulos 3 e 4 para preparação para certificação Cisco CCNA Routing & Switching).

Docente Ricardo Cassiano Nabhen.

Ricardo Cassiano Nabhen

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR.  Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT  e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.