cookie __utmz não existe
CCURSOS

CFO IBEF – Programa de Formação Estratégica de profissionais da Área de Finanças corporativas – Chief Financial Officer

Objetivo
O programa fornece aos participantes a compreensão completa das ferramentas e conceitos da teoria financeira moderna, combinando prática e rigor acadêmico.
O programa aspira capacitar o profissional de finanças em temas específicos da área, desde os fundamentais até os mais avançados, que possam ajudar na condução estratégica das organizações, trazendo um viés de pessoas como impulsionadoras de ações e potencializadoras de resultados, preenchendo a lacuna de formação especializada em finanças de empresas, adequada ao momento de desenvolvimento e de atuação profissional do aluno.
Objetivo específico: O curso CFO -IBEF é focado no ambiente operacional da área financeira das empresas e aborda de fundamentos teóricos a práticas essenciais, preenchendo a lacuna na formação de profissionais financeiros.

Planejamento Estratégico Financeiro: Importância do planejamento estratégico financeiro na carreira do CFO. CFO como Business Partner. Principais indicadores financeiros e operacionais a serem medidos e acompanhados. Alinhamento de indicadores com rentabilidade global e declinação por produto/serviço. Seguimento de indicadores, análise de divergências e planos de correção de rota. Passagem da contabilidade fiscal para a contabilidade gerencial. Gestão estratégica de tesouraria, de custos e de receitas. Projeção de resultados, de fluxo de caixa e simulação de cenários. Metodologias, ferramentas e casos práticos. Gestão de meios de pagamento (inovações introduzidas pelo Pix e novos modelos de carteiras digitais: Pic Pay, We Chat Pay, Whatsapp Pay,…)
Derivativos, Opções e Futuros: Mercado de derivativos: a termo, futuros, opções, swaps. Operações de trade, conceito das operações de câmbio e derivativos, apresentação dos tipos de contratos, apresentação de cálculos e simulações; mercado de câmbio financeiro; operações de trade; contratos de câmbio – natureza das operações; taxas de juros internacionais; transferência financeiras internacionais; capitais estrangeiros no país; mercado de derivativos; termo de moedas; NDF; opções flexíveis; swaps; fluxos operacionais; modelos de contratos de hedge e riscos. Operações com criptomoedas.
Fusões, Aquisições e o Controle da Empresa: Estratégias de criação de valor; a decisão econômica e financeira; motivos impulsionadores, economias de escala, verticalização, complementaridade, sinergias, excedentes financeiros, consolidação do segmento; relações com bancos de investimento; estudos econômicos, financeiros e análise de avaliações de empresas e negócios. Os processos de negociação; documentos operacionais; o Acordo de Investimento e o Acordo de Acionistas; obrigações e direitos decorrentes; retenção de talentos; organização societária em ocorrências de fusão, incorporação, aquisição de negócios e empresas. Aspectos jurídicos de uma sociedade, as espécies, estrutura, composição do quadro acionário, formação patrimonial e objetos relacionados.
Governança Corporativa e Conflitos de Agência: O conjunto de leis, regras e procedimentos que regem as operações de uma empresa e as decisões dos administradores. Estrutura ideal de governança e eficácia para as companhias. O papel da governança corporativa como instrumento de divulgação das atividades empresariais aos acionistas, abordando o desempenho econômico, financeiro, social e ambiental. Conflitos de agência, entre acionistas e credores, entre sócios administradores e cotistas, entre administradores e acionistas; os custos e os métodos para minimizar os conflitos. A nova agenda ESG nas corporações: demandas de mercado, exemplos de cases bem-sucedidos e cases criticados pelo mercado. Títulos ESG: demanda de mercado, últimos operações, características e condições operacionais de contorno (SPO, SLB, Certificações, Estratégia de Sustentabilidade).
Gestão de Risco Corporativo: Gestão de riscos corporativos; razões para gerenciar riscos; estrutura formal para gerenciar riscos, métodos, áreas e pessoas dedicadas; categorias de riscos, cambial, de taxas de juros, de preços, de projetos, de crédito; operacionais; de liquidez; legais; de mercado; identificar vulnerabilidades e estimar perdas; recomendações para minimizar riscos identificados; compliance.
Decisão e Planejamento Tributário: Planejamento tributário; procedimentos e questões importantes; a elisão e a evasão fiscal; estruturação tributária de negócios; tributos Estaduais, Federais e Municipais; alternativas para a redução da carga tributária; regimes tributários; simulações econômicas tributárias; a implantação do comitê tributário nas empresas. Potenciais alterações a serem introduzidas a partir da Reforma Tributária.
Processos Decisórios e Decisões de Investimentos: Tomada de decisão de investimento, seleção de projetos com escassez de recursos, investimentos mutuamente excludentes. Etapas da decisão. Objetivos da Decisão; Alternativas: Identificação e avaliação. Informações e Sistemas de Apoio à Decisão. Investimentos: Técnicas e modelos. Tomada de decisão de investimento, seleção de projetos com escassez de recursos, investimentos mutuamente excludentes. Regras de decisão utilizando o DCF, custo de oportunidade, valor presente e valor presente líquido (PV e NPV), Payback (original, médio e descontado), IRR (TIR), MTIR, EVA, Índice de Lucratividade. Além de: Opções Reais (espera, abandono, crescimento) e Árvore de Decisão.

Indicadores Econômicos e Financeiros: Entender a importância e a emprego de indicadores econômicos no desenvolvimento da estratégia corporativa. Utilizar indicadores financeiros para analisar tendências, produzir diagnósticos assertivos e realizar ações corretivas tempestivas.

Decisões Estratégicas de Financiamento: Conceito e características de cada operação, instrumentos de captação, impactos para empresa, indexadores e operações de empréstimos; fluxo de pagamentos, impacto dos juros e dos impostos nas operações de empréstimos; empréstimos versus financiamentos; dívidas de curto prazo x longo prazo; tipos de operações de empréstimo/financiamentos; operações estruturadas, operações do Mercado de Capitais; operações de Project Finance; custos recorrentes e anuais; tipos de indexadores; simulações e comparação entre as operações. Despesas financeiras e impostos; alavancagem financeira, custo do empréstimo de longo prazo; capital próprio versus endividamento, efeito sobre risco e retorno. Financiamento de startups/X-techs: pre seed, seed, Series A,B,C,…

Valuation: Determinação do valor da empresa: premissas, critérios e métodos; valor potencial em função da expectativa de geração de resultados futuros: decisões que afetam o valor; instrumentos para mensuração, criação e manutenção do valor; estratégias corporativas para maximização do valor. Modelos utilizados pelo mercado para valuation de startups.

Liderança em tempos de crise: Seminário com foco de liderança para executivos de alta administração considerando desafios atuais do cenário econômico e social.

Público-alvo

O curso CFO é recomendado para profissionais:
• Que desejam fortalecer suas habilidades de execução de atividades específicas do campo das finanças de empresas;
• Que desejam fortalecer sua atuação em liderança e habilidades de gerenciamento financeiro;
• Com experiência e vivência na área financeira e que desejam fortalecer sua atuação em estratégia.
• Procura-se, especialmente, profissionais de média gerência que buscam chegar à alta gestão e/ou estejam em linha de sucessão de alta direção, em busca de atualização e reforço, conceitual e objetivo, em finanças corporativas. Também executivos que queiram fazer a transição para atividades de consultoria e assessoria a empresas e empreendedores, e profissionais seniores, que estão sendo alçados à participação em conselhos de administração de companhias.
• Profissionais com formação em Administração Financeira, Contabilidade, Controladoria, Economia e Engenharia estariam mais aptos a cursar este curso de formação financeira

Doutor

Jorge Biff Netto

Coordenação | Lattes

[email protected]

Doutorando em Administração de Empresas – linha de pesquisa Empreendedorismo; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, linha de pesquisa Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, MBA em planejamento estratégico pela UCS- RS, especialista em gestão de marketing pela FDC-MG, especialista em empreendedorismo pela Babson University, BostonX-USA, BLACKBELT e Especialista em Gestão da Qualidade Lean Six Sigma pela UP /EDTI, especialista em Direito empresarial pela Unicuritiba PR, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Positivo e Bacharel em Direito pela PUCPR. Empresário do varejo, indústria e serviço, Consultor credenciado do SEBRAE com atuação na gestão estratégica de empresas. Atuou como executivo e board member de grandes empresas de varejo, como Grendene SA, Unicasa SA e na área financeira pelo BTG-pactual, onde participou da abertura de capital (IPO) de diversas empresas. É sócio diretor da Work4 Consultoria em Gestão Empresarial, empresa de consultoria com foco em Planejamento estratégico, gestão e treinamento de pequenas e médias empresas. Professor e Coordenador da Pontifícia Universidade Católica do PAraná PUCPR, professor convidado em cursos de MBA e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, tais como: Universidade Positivo, PUC, FAE, FGV-SP, Universidad La Sabana – Colômbia, Valência University Orlando FL – USA entre outras.

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Negócios

Investigação, atuação sistêmica, empreendedorismo e liderança. Essas são características imprescindíveis para os profissionais que pretendem atuar em um mercado em contínua transformação, criando soluções inovadoras para novos e antigos problemas, otimizando o uso de recursos para gerar resultados sustentáveis para indivíduos e organizações.

Na escola de Negócios da PUCPR o estudante encontra o respaldo de professores formados nas melhores escolas de negócios do mundo. Em um ambiente multicultural composto por estudantes de diversas nacionalidades, o aprendizado acontece com o suporte de uma completa infraestrutura, levando a formação profissional para além das paredes das salas de aula.

 

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

160 horas

Valor do curso

R$ 10.920,00

Status

Inscrições abertas