Formação e Certificação Black Belt Lean Six Sigma

Difundir, exercitar e promover a cultura Lean Manufacturing e Six Sigma nos processos de transformação nas organizações,capacitando os alunos em planejamento e execução seguindo modernas técnicas de gestão, de forma sustentável e agregando valor. Além disso, o aluno estará preparado para realizar o teste de certificação oficial, aplicado exclusivamente pelo IASSC.

A PUCPR é uma organização acreditada para treinamentos pela International Association for Six Sigma Certification (IASSC) e segue padrões de qualidade internacional nos cursos de formação Black Belt Lean Six Sigma, seguindo as fases do DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control).

1. Define
1.1. Conceitos Básicos de Lean Six Sigma;
1.2. Fundamentos de Lean Six Sigma;
1.3. Seleção de Projetos Lean Six Sigma;
1.4. Lean Thinking.

2. Measure
2.1. Definição de Processos;
2.2. Estatística – Six Sigma;
2.3. Análise de Sistemas de Medição;
2.4. Capabilidade de Processos.

3. Analyze
3.1. Padrões de Variação;
3.2. Inferência Estatística;
3.3. Testes de Hipótese.

4. Improve
4.1. Regressão Linear Simples;
4.2. Análises de Regressão;
4.3. Delineamento de Experimentos.

5. Control
5.1. Planos de Controle Lean Six Sigma;
5.2. Controle Estatístico de Processo.

O único método para obter uma certificação IASSC é se inscrever e passar com êxito em um exame oficial de certificação IASSC. Nós fornecemos acesso aos exames de certificação IASSC mediante solicitação.

Engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de todos os setores que tenham interesse em integrar a Metodologia Lean Six Sigma nas suas organizações. Profissionais com experiência em processos produtivos que buscam a Certificação Black Belt, concedida pela PUCPR, que é uma organização acreditada para treinamentos pelo International Association for Six Sigma Certification (IASSC).

Doutor

Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann

Coordenação | Lattes

PhD in Industrial & Systems Engineering, Master of Science in Industrial & Systems Engineering, Master in Engineering & Project Management, Bachelor in Industrial Engineering and Lean Six Sigma Black Belt certified. Author of book chapters and scientific works published in high qualified journals. Works presented in conferences in Brazil, Chile, United States, Canada, Spain, Portugal, Philippines and China. Worked in the following fields: food, electronic, timber, metalworking, logistics, banking and legal. Undergraduate and Graduate Professor for Industrial Engineering and Management courses and Consultant.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Inscrições encerradas