Black Belt Lean Six Sigma – Acreditado pelo Internacional Association for Six Sigma Certification (IASSC)

Difundir, exercitar e promover a cultura Lean Manufacturing e Six Sigma nos processos de transformação nas organizações, capacitando os alunos em planejamento e execução seguindo modernas técnicas de gestão, de forma sustentável e agregando valor.

Única Instituição brasileira acreditada pelo IASSC que certifica profissionais reconhecidos internacionalmente apresenta:
Sistemas de produção tradicionais e as origens de mentalidade enxuta. Valor, cadeia de valor e criação valor. Os 7 desperdícios.
Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada á melhoria continua.
O que é o LSS. Como implementar LSS. Raciocínio Estatístico. Método DMAIC e Mapa de Raciocínio. Conceito de Variação. Qualidade na Escala Sigma. Estatística Básica. Introdução ao MSA por atributo. MSA por variável.
Introdução às Cartas de Controle: Carta X-AM. Capacidade de Processo. Introdução ao DOE – Delineamento de Experimentos.Experimentos Fatorial Completo. Ferramentas da Qualidade de Melhoria Continua. Ferramentas para Sustentabilidade dos Resultados. Definição de Champion, Sponsor e Times de Projeto. Regras e Responsabilidades. Tipos de Projetos de Melhoria. Exemplo de Projeto Completo. Seleção de Projetos e Priorização. Gate Reviews.
Cartas de controle para variáveis (XR, XS) e atributos(p, np). Capacidade de Processos. Testes de Normalidade e transformações para dados não normais. Cartas de controle para dados não normais. DOE – Delineamento de Experimentos (Fatoria completo, Fatorial fracionado e em blocos); Análise de regressão múltipla. Teste de Hipóteses, Intervalos de Confiança e Análise de Variância para que informações obtidas com base de dados amostrais sejam empregadas para o estabelecimento de conclusões, com grau de confiança conhecido, sobre a totalidade dos dados gerados por um processo

Engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de todos os setores que tenham interesse em integrar a Metodologia Lean Six Sigma nas suas organizações. Profissionais com experiência em processos produtivos que buscam a certificação Green Belt reconhecida nacional e internacionalmente pelo International Association for Six Sigma Certification (IASSC).

Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos e Graduado em Engenharia de Produção. Black Belt em Lean & Six Sigma é autor de capítulos de livros e artigos científicos já publicou em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas e China. Atuou em projetos de Lean & Six Sigma nos seguintes setores: alimentos, madereireiro, meta-mecânico, logístico, bancário, jurídico, saúde e educação. Atualmente é coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica da PUCPR e faz parte do conselho editorial PUCPRESS.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Inscrições encerradas