ATLAS.ti 9 – Intensivo – Básico, intermediário e Avançado

O objetivo deste workshop é apresentar aos pesquisadores as funções do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti, em vistas à realização de pesquisas. Para tanto os pesquisadores aprenderão os princípios metodológicos que regem o software a partir da lógica de criação de projetos, processos de análise e codificação, bem como criação de memorandos e redes semânticas do processo de análise e exportação de relatórios e pacote de projetos. Nesse contexto, pretende-se abordar a importação de documentos a partir de base de dados. De igual maneira, será apresentada a análise de co-ocorrência, análise booleana, as práticas de criação de códigos inteligentes e filtros globais. Na sessão final, serão apresentadas as possibilidades de análise oferecidas pelas redes e como incorporar os resultados das análises realizadas no ATLAS.ti em um relatório, tese ou artigo. EMENTA: O curso apresenta uma introdução ao software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti, perpassando por seus principais recursos, em vistas a auxiliar no processo de codificação de dados, através da segmentação, criação de memórias analíticas e redes semânticas. De igual maneira, expõe sobre a possibilidade de manuseio de dados em diversos formatos e importação de variadas fontes, favorecendo o cruzamento dos dados e a importação de relatórios daquilo que foi analisado, objetivando auxiliar o pesquisador na construção do relatório de pesquisa.

Público-alvo

Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu e estudantes PIBIC, Estudantes e Professores Externos, Estudantes e Professores da PUCPR

DOUTORADO

Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau

Doutorado em Educação pela Université de Montreál. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Coordenadora do Laboratório de Análises de Dados Qualitativos ATLAS.ti-PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). Suas pesquisas focalizam principalmente as seguintes áreas: formação pedagógica do professor do ensino superior; desenvolvimento de currículo por competências; integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; uso de softwares para a análise de dados qualitativos; processos para revisão sistemática e mais recentemente o desenvolvimento de um referencial de competências para a formação do pesquisador.

Diego Andrade de Jesus Lelis

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização na área de Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, membro Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR. É estudante licenciado para o treinamento de usuários do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Está doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.