CCURSOS

Atenção integral ao profissional de saúde

O curso tem como objetivo trabalhar a atenção integral à saúde do profissional de saúde enquanto ferramenta indispensável no momento histórico que vivemos (Covid-19), em que há tantas demandas e desafios estressantes na atuação dos profissionais.  O profissional terá acesso a ferramentas e conteúdos teórico-práticos aplicáveis ao seu dia-a-dia. A partir do conhecimento sobre promoção de saúde integral do profissional de saúde, serão realizadas práticas de acolhimento, comunicação interpessoal, mindfulness e estratégias de cuidado multidisciplinares, com a contribuição dos conhecimentos da enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, educação física, teologia e psicologia.
As aulas teóricas serão remotas e ao vivo pela plataforma Balckboard Collaborate Ultra, com corpo docente altamente especializado e reconhecido. Os alunos matriculados receberão as instruções para acesso, login e senha na semana que anteceder o início do curso. As aulas ministradas via Blackboard serão gravadas e disponibilizadas aos matriculados que precisarem assistí-las em horários alternativos
As aulas práticas serão realizadas  no Hospital Universitário Cajuru junto ao serviço de Psicologia do mesmo.
Os temas de estudo serão os seguintes:
• Atenção Integral e Atenção Multiprofissional;
• Acolhimento no cuidado com o outro e consigo mesmo;
• Contribuições da Fisioterapia para o Autocuidado do Profissional de Saúde;
• O cuidado nutricional e a saúde do profissional;
• A atividade física como estratégia de autocuidado;
• Automedicação e seus riscos aos profissionais de saúde
• Espiritualidade e saúde;
• Stress, Burnout e Fadiga por Compaixão;
• Mindfulness como estratégia de autocuidado – Teoria e Prática;
• Comunicação interprofissional – Teoria e Prática;
• Pandemia e suas metáforas – o sofrimento do Profissional de Saúde em tempos de Covid-19.

Público-alvo

Profissionais de saúde (médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas odontólogos, farmacêuticos, educadores físicos, entre outros), colaboradores de hospitais e estudantes que realizam estágios acadêmicos em ambientes hospitalares.

Mestre

Andrea Pires Muller

Docentes

Fisioterapeuta formada pela PUCPR, professora desde 1989 na PUCPR. – Mestre em Ciências da Saúde, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Assobrafir/ Coffito, tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso – Fisioterapia, chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital Cardiologico Costantini, Membro Efetivo das Comissões de Cuidados Paliativos e Humanização do Hospital Cardiologico Costantini  e Supervisora de Estágio no Hospital Universitário Cajuru.

Doutora

Claudia Lucia Menegatti

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015).

Doutor

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Mestre

Luiz Carlos Py Flores

Docentes

Doutor

Marcio Luiz Fernandes

Docentes

Professor adjunto no Programa de Pós Graduação em Teologia da Pontificia Universidade Catolica PR e pós-doutor (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo . Possui graduação em Teologia – Studium Theologicum (1997), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Teologia Fundamental especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente ê professor na PUCPR e no Studium Theologicum de Curitiba. Tem experiência na área da Teologia Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise fenomenológica com ênfase na figura de Edith Stein, interfaces teologia e psicologia, história e memória, teologia e arte, imigração italiana, questões de método em teologia. Professor visitante da USP no Instituto de Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa “Tempo, memória e pertencimento” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Maria Julia Paes da Silva

Docentes

Mestre

Marilin Hohl

Docentes | Lattes

Renate Brigitte Michel

Docentes

Doutor

Sérgio Eduardo Fontoura da Silva

Docentes

Especialista

Volnei Jorge Pinheiro Junior

Docentes

Psicólogo Clínico, CRP08/15204 (Univ. Positivo/PR). Psicoterapeuta Corporal e Sistêmico (Orgone Psicologia Clínica/ PR) individual e de grupos. Pós-Graduando em Psicologia Analítica (Univ. Positivo / PR). Pós-Graduando em Yoga para Saúde e Qualidade de Vida (IEDBCV/ PR). Instrutor de Mindfulness para promoção de saúde e qualidade de vida (Mente Aberta- UNIFESP/SP). Formado em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para Depressão (MBCT-D ) e para a vida( MBCT-Life) (Oxford Mindfulness Center/UK) . Formado em Mindful Eating – “Eat For Life” (Centro Brasileiro de Mindful Eating e Lynn Rossy/USA). Instrutor de Yoga e Meditação (Chacarananda/SC). Formação em Biopsicologia (Ins.Visão Futuro/SP).

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

28 horas

Valor do curso

R$ 320,00

Status

Inscrições abertas