CCURSOS

Arte brasileira contemporânea

Neste curso vamos refletir sobre a arte contemporânea produzida no Brasil a partir de meados do século XX. A partir de uma perspectiva da história social da arte, buscaremos relacionar a produção artística brasileira com o contexto nacional e sua relação com o mundo da arte. Nossa abordagem do assunto será feita através da discussão de grandes temas, e cada um dos tópicos será abordado a partir da produção de artistas brasileiros. Qual o lugar da arte contemporânea na cultura e na sociedade em que vivemos? Para que ela serve, que relevância ela tem? De que forma ela nos ajuda a compreender os dilemas e desafios da nossa sociedade ?

Público Alvo

O curso é voltado a todos e todas que buscam conhecer a arte contemporânea brasileira e também aos quem buscam atualizar – e ampliar – o seu repertório.

Doutora

Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves

Coordenação | Lattes

Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), com ênfase em Educação, linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem no Ensino Médio; graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994);graduação em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelado em Teologia /Catechesi Missionaria pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC. Atuou como diretora de Relações Internas na PUCPR. É professora da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais com atuação na linha de pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, construção de saberes artísticos e culturais. Tem interesse em pesquisas que envolvem os seguintes temas: educação, TICs, produção cultural e suas relações com o contexto midiático; formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Doutora

Amélia Siegel Correa

Docentes

Amélia Siegel Corrêa é doutora em Sociologia da Arte pela USP e tem Pós-Doutorado em Antropologia pela Universidade de Copenhagen, com pesquisa sobre museus e arte contemporânea. Professora de História da Arte em diversas instituições, tem livros e artigos publicados na área. Trabalha com pesquisa e avaliação de obras, com certificação da Sotheby´s.

Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

15 horas

Valor do curso

R$ 135,00

Status

Inscrições abertas