Arbitragem Internacional de Investimento

Introdução

A PUCPR lança a Escola de Inverno, que será realizada de 20 e 31 de julho de 2020. São 20 cursos de extensão de curta duração, de diferentes áreas do Direito, com foco no aperfeiçoamento dos profissionais do mercado. Saiba porque realizar os cursos de curta duração da Escola de Direito:
– Aulas ao vivo, por webconferência
– Cursos atualizados com as principais tendências do Direito
– Professores que são referência em suas áreas de atuação
– Cursos rápidos: conteúdos aplicáveis de maneira prática

Sobre o curso

O Brasil deverá iniciar um período de abertura comercial e de promoção do investimento estrangeiro, especialmente numa situação de crise, onde existirá a necessidade de atração de investimentos. Esta maior integração do Brasil aos mercados internacionais, necessariamente produzirá mais conflitos comerciais e de investimento, sendo necessário que os advogados e outros profissionais conheçam a arbitragem internacional, como principal mecanismo de solução de controvérsias internacionais.
O curso tem como objetivo analisar, em primeiro lugar, o fenômeno económico do investimento, do ponto de vista do Direito substantivo, para depois entrar ao estudo dos mecanismos arbitrais de solução de controvérsias.  Para isso, se analisa o marco legal internacional, os tratados internacionais nesta matéria e as características e funcionamento do sistema arbitral de investimento. Se estudarão as objeções do Brasil e o modelo brasileiro de Acordo Internacional de Promoção de Investimentos (ACFI).
O curso não é unicamente expositivo, pois combina aspectos teóricos e práticos, dando especial relevância à análise, discussão e simulação de casos arbitrais internacionais, mediante tribunais fictícios formados pelos alunos, a través de um sistema dinâmico e de formação de grupos (demandantes, demandados e integrantes de tribunais arbitrais). Finalmente, analisaremos a conjuntura atual da epidemia COVID-19 e a afetação de investimentos devido a medidas estatais arbitrarias e discriminatórias, ocasionando a geração de novas arbitragens internacionais de investimento.

Modalidade – ao vivo

Os cursos da Escola de Inverno serão transmitidos ao vivo, por webconferência, por meio da plataforma de ensino da PUCPR, o Blackboard Collaborate. Os estudantes matriculados no curso receberão login e senha de acesso à plataforma para a transmissão das aulas.

Profissionais do mercado interessados em temas como arbitragem, comércio internacional, direito econômico internacional e temas correlatos.

Vídeos PUCPR

Mestre

Christian Armando Carbajal Valenzuela

Advogado especializado em Direito Internacional, Arbitragem Nacional e Internacional e Proteção ao Investimento Estrangeiro, graduado pela PUC do Peru, com mestrado em Direito Internacional Econômico pela Universidade de Warwick – Inglaterra. Ex-Secretário Geral do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio de Lima. Experiência como árbitro em temas comerciais, civis e de contratação pública em projetos de infraestrutura. Assessor legal de investidores estrangeiros em arbitragens internacionais de investimento perante o CIADI (Washington) e em arbitragens internacionais ICC e GAFTA (Londres).

Inscrições encerradas