Aprenda a trabalhar com licenciamento ambiental

Capacitar os alunos a trabalhar com Licenciamento Ambiental, conhecer o rito processual, os principais documentos e a legislação envolvida. Ensinar a buscar informações nos sites dos órgãos ambientais e elaborar documentos de solicitação de licença ambiental. Os temas de estudo do curso serão: – A legislação aplicada; – Áreas de Influência; – As etapas de um processo de Licenciamento Ambiental; – Avaliação de Impactos Ambientais: conceitos e metodologia; – Como trabalhar com Licenciamento Ambiental na prática; – Conceitos gerais sobre licenciamento ambiental; – Os órgãos envolvidos; – Os principais documentos; – Prática de Avaliação de Impacto Ambiental – Uma breve história do licenciamento ambiental no Brasil. As aulas teóricas serão remotas e ao vivo pelo ambiente virtual da PUCPR (plataforma Balckboard Collaborate Ultra). Fique atento ao seu e-mail (incluindo a caixa de SPAM), pois nele você receberá o login e senha para acesso ao ambiente das aulas remotas.

Estudantes e profissionais de qualquer área ambiental.

Mestre

Nayara Guetten Ribaski

Coordenação | Lattes

Engenheira Florestal, com formação na Universidade Federal do Paraná e participante do programa de intercâmbio sanduíche com a Albert Ludwing Universitat em Freiburg, na Alemanha. Tecnóloga em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá. Possui MBA em Negócios Internacionais (UNINORTE), especialização em Economia e Política Florestal na UFPR, mestre em Ciências Florestais pela UNICENTRO. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), coordenadora do curso de especialização em RPAs (Drones) e Vants em Aplicações Civis e Comerciais (PUCPR). Editora chefe da Revista Brazilian Journal of Technology.

Joachim Graf Neto

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com mestrado na área de Ecologia Florestal (UFPR). Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos, Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impactos Sócioambientais, Recuperação de Áreas Degradadas, Conservação da Natureza, Manejo de Áreas Naturais Protegidas. Facilidade de comunicação, apresentação de aulas e palestras.