Análise físico-química de alimentos e bebidas

Aprofundar o conhecimento teórico-prático das principais análises físicas e químicas que são empregadas no controle da qualidade de alimentos e bebidas, visando aplicar metodologias tanto clássicas quanto instrumentais e comparar os resultados obtidos nas determinações analíticas com os padrões de qualidade e identidade estabelecidos pela legislação vigente, garantindo assim a qualidade e a segurança de alimento e bebidas.

Público-alvo

Estudantes e graduados em Agronomia,  Biotecnologia, Engenharia Química, Farmácia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Química, interessados em se aprofundar no conhecimento teórico-prático das principais análises físicas e químicas que são empregadas no controle da qualidade de alimentos e bebidas.

Doutora

Marcia Rapacci

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1992, é professora nos cursos de graduação em Biotecnologia, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Gastronomia e Medicina Veterinária e dos cursos de pós-graduação em Biotecnologia: da Ciência ao Mercado e Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicada a Produtos de Alimentos da PUCPR. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso dos curso de Engenharia de Alimentos e Gastronomia. É líder e membro do grupo de pesquisa Conservação e Desenvolvimento de alimentos desde 1995. Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, atuando nas áreas análise de alimentos, tecnologia de laticínios, vegetais, embalagens e desenvolvimento de alimentos. Coordena do curso de pós-graduação em Fabricação de queijos artesanais e finos aplicados à gastronomia. É membro da equipe técnica do Grupo de Articulação da Rota Estratégica da Indústria Paranaense – Alimentos Funcionais dos Observatórios SESI/SENAI/IEL desde 2005. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de produtos lácteos, queijos maturados por cultura de superfície, especialidades lácteas gourmet, alimentos funcionais e alimentos para fins especiais. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II)

Doutora

Marcia Rapacci

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.