CCURSOS

100 Anos com Paulo Freire: Tesouro do Brasil, educador do mundo e profeta de outro mundo possível

Geral:

Destacar a importância e a trajetória de Paulo Freire no cenário da educação mundial e nacional, reinventando-o no século XXI e demonstrando a sua vigência e atualidade no ato de educar, que exige uma atitude ética.

Específicos

a)    Atualizar o pensamento freireano e sua trajetória no mundo acadêmico.
b)    Utilizar os saberes indispensáveis à prática e os fundamentos de uma práxis educativa transformadora, à luz de Paulo Freire.
c)    Impulsionar a práxis histórica de libertação freireana, cuja ação dialógica fomentará a humana de ser mais.
d)    Apostar na história como possibilidade e no diálogo criador e criativo, como exigência fundamental à construção de novas pontes da solidariedade cosmopolita, que se sobreponham aos famigerados discursos de ódio, que se gestam no mundo hodierno.

Público-alvo

O Curso de extensão universitária internacional, alusivo às comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire, destina-se aos(às) professores(as) e aos(às) estudantes, especialmente dos cursos de licenciatura da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. E, de todas as outras Instituições de Ensino Superior do Paraná, bem como aos(às) professores(as) e estudantes do Ensino Médio dos Colégios públicos e privados do referido Estado e do Brasil.

Está dirigido, principalmente, aos cursos Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Políticas, porém todos serão bem-vindos!

Mestre

Murilo Karasinski

Coordenação

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.
Murilo Karasinski – Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.

Doutor

Valdir Borges

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa “Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná”, e a partir de 2019 do Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais: Concepções e Práticas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR e ao CNPq.

Anair Silva Lins e Mello

Docentes

Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, localizada em Gualtar/Braga/Portugal. Bolsista Capes, com defesa de tese realizada em setembro de 2017. Doutorado reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Ciência da Educação, pela Universidad Autônoma de Asunción (julho de 2006). Possui Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, e em Capacitação Pedagógica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui graduação em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), e em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1992). Atualmente é Analista de Gestão Educacional da Secretaria de Educação do Estado e Esporte – PE, Chefe de Unidade Escola Legal e Coordenadora do Projeto Bem Querer, elaborado e executado pela Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania – GEIDH/SEDE/SEE. Leciona na Autarquia Municipal de Goiana/Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Antiga Faculdade de Formação de Professores de Goiana). É Coordenadora de Área do SubProjeto Alfabetização, Literacia e Numeracia do Pibid/FADIMAB, acompanhando os discentes bolsistas da CAPES; bolsista CAPES. Tem experiência na área de Psicologia e de Pedagogia, com ênfase em Psicologia da educação e da aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem. Escuta ativa. Ensino-aprendizagem. Ansiedade. Ansiedade face à escrita. Autoeficácia. Autorregulação da aprendizagem. Desempenho. Autonomia.

César Augusto Rossato

Docentes

Doutorado em Sociologia da Educacao, Multiculturalismo Critico, Pedagogia Critica – UCLA-University of California Los Angeles (1999). Atualmente é professor catedratico – The University of Texas at El Paso Mestrado em Educational Administration – CSLA-California State University, Los Angeles (1993) Formado em Pedagogia Critica, no Brasil, Faculdade de Moema, SP. Diplomado em Teologia da Libertacao, Faculdade de Moema, SP Certificado em Filosofia, Faculdade de Moema, SP

Elisiani Vitória Tiepolo

Docentes

Graduação em Letras, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Letras pela UFPR. Doutora pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/PR. Professora da UFPR, Setor Litoral. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Alfabetização de Jovens e Adultos e Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização jovens e adultos, metodologias do ensino da língua portuguesa, de literatura, de jovens e adultos.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Ivo Dickmann

Docentes

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação Crítica Freiriana, Educação Ambiental e Ecopedagogia (Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido) e Universidades Comunitárias. Líder do Palavração – Grupo de Pesquisa em Educação. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Pedagogia da Memória (2017), Dinâmicas Pedagógicas (2017), Educação Ambiental na América Latina (2018), 365 dias com Paulo Freire (2019), Paulo Freire: método e didática (2020), Pedagogia do Ser Mais (2020), Educação Ambiental Crítica (2020).

Juliano Peroza

Docentes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), mestrado (2009) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, pensamento utópico, neoliberalismo e formação de professores.

Julio Antonio Bonatti Santos

Docentes

Marcio D’olne Campos

Docentes

Doutorado (Doctorat Es Sciences (Docteur Detat) na Université des Scs. et Techniques du Languedoc em 1972. Atualmente é colaborador da UNIRIO, e do MAST. Publicou 12 artigos em periódicos especializados e 7 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 79 itens de produção técnica. Participou de 8 eventos no exterior e 153 no brasil. Orientou 8 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 2 teses de doutorado, alem de ter orientado 21 trabalhos de iniciação cientifica e 5 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de física, antropologia e educação. Atua na área de antropologia, com ênfase em relações entre sociedade e natureza e cosmologias. Em suas atividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artÍstico-cultural são: leitura do mundo, antropologia, ecologia social, etnoastronomia, sociedade e natureza, etnografia do saber, educação matemática, etnografia de saberes e técnicas, metodologia da educação e relações céu-terra.

Miriam Furlan Brighente

Docentes

Eearch Doctoral Fellow (2018-) no Departmento de Educação de Professores na Eastern Michigan University (EMU), nos Estados Unidos. Doutora (2016) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestra (2011) em Educação pela mesma universidade com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduação em Psicologia (2007) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Foi integrante do Grupo de Pesquisa Fundamentos Históricos, Filosóficos e Politíticos da Teoria e da Prática Pedagógica em Paulo Freire, na PUCPR (2010-2016). Membro do Conselho Editorial do periódico Journal for Critical Education Policy Studies (JCEPS ) publicado pelo Institute for Education Policy Studies (IEPS) no Reino Unido. Faz parte da The Honor Society of Phi Kappa Phi nos EUA; a adesão é apenas por convite para 10% dos estudantes de mestrado e doutorado que apresentam desempenho acadêmico excelente. Desenvolve pesquisas contemplando, sobretudo, o pensamento pedagógico e filosófico de Paulo Freire, feminismo interseccional e transnacional e educação comunitária (place-based education).

Mestre

Murilo Karasinski

Docentes

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.
Murilo Karasinski – Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.

Nelino José Azevedo de Mendonça

Docentes

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor – Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Técnico-Educacional da Secretaria Estadual de Educação e professor titular da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas – FAJOLCA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diálogo, humanização, paulo freire, humanização, pedagogia e multiculturalidade. É autor do Livro Pedagogia da Humanização: a pedagogia humanista de Paulo Freire.

Sandro Rodrigo Barros

Docentes

Assistant Professor at Michigan State University.

Doutor

Valdir Borges

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduação: Mestrado em Filosofia (2006) e Doutorado em Educação (2010), também pela PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Teologia, Matemática e Direitos Humanos. Desde 2008 atua como Professor no Departamento de Filosofia e na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde o ano de 2017, do grupo de pesquisa “Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná”, e a partir de 2019 do Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais: Concepções e Práticas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR e ao CNPq.

Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

32 horas

Valor do curso

R$ 250,00

Status

Inscrições abertas