Tecnologias e gestão aplicadas ao canteiro de obras na construção civil
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso de especialização em Tecnologias e Gestão aplicadas ao canteiro de obras na Construção Civil visa dar ao profissional de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins informações teóricas e práticas para serem utilizadas na gestão e execução de todas as etapas de uma obra, contribuindo para a difusão de novos conhecimentos, procedimentos práticos e padrões tecnológicos.

Por que fazer PUCPR?

A especialização da PUCPR possui disciplinas de tecnologia e gestão que aplicam conhecimentos práticos da construção civil e das novas tendências no canteiro de obras para garantir a correta execução das práticas construtivas. As aulas serão ministradas por profissionais experientes de mercado que atuam na área de construção civil de grandes empresas como Votorantim e Copel. Serão apresentadas as novas tecnologias da área e também a correta gestão das mesmas aplicada na resolução de problemas no canteiro de obras. O profissional terá contato com disciplinas que são foco da construção civil de hoje como concretos especiais, automação predial assim como modernas técnicas de execução e materiais, além da sustentabilidade na construção civil.
Dessa forma, o curso visa formar um pós graduado com competências que vão desde saber implantar um canteiro de obras, utilizar materiais mais adequados visando o máximo reaproveitamento e com isso a redução de custos e conhecer as técnicas de execução tanto tradicionais quanto as tendências mundiais que o mercado atual traz.

Este curso é aplicado para recém-formados e/ou profissionais que gostariam de se atualizar nas novas tendências da construção civil. Engenheiros, Arquitetos, tecnólogos e profissionais do setor da Construção Civil voltados ao canteiro de obras e outros em busca de uma atualização profissional.

Mercado de atuação

Considerada uma verdadeira movimentadora financeira, a área de Construção Civil viabiliza tanto a atuação autônoma quanto em empresas de engenharia públicas ou privadas. O profissional pode atuar diretamente nas obras ou na gestão de equipes técnicas.

Claudia Claumann da Silva

Adriano Augusto de Miranda

Airton Oenning Junior

Bruno Soares de Carvalho

Carlos Gustavo Nastari Marcondes

Claudia Claumann da Silva

Ida Agner de Faria Milleo

Docentes | Lattes

Engenheira Civil com carreira desenvolvida em diversas atividades como desenvolvimento de projetos de estruturas em pré-fabricado, gerenciamento de área técnica e fabril em indústria de esquadrias, desenvolvimento de projetos civis de linhas de transmissão de energia, desenvolvimento de projetos civis de subestações de energia (baixa, média e alta tensão), desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de geotecnia, atuação em laboratórios de desempenho de materiais e sistemas construtivos nos Institutos LACTEC, participação na elaboração de Diretrizes SINAT, ligado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades e Secretaria Nacional da Habitação. Professora do curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora da FAPAR – Faculdade Paranaense, no curso de Engenharia Civi, ministrando disciplina na área de Mecânica dos Solos e Fundações.

Marcia Nikkel

Murilo Chibinski

Docente Orlando Maciel Strobel.

Orlando Maciel Strobel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1976), graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR(1969), graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do PUCPR (1972), Especializado em Pequenas Centrais Hidrelétricas – ELETROBRÁS (1982). mestrado em Engenharia Hidráulica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi Decano do Centro de Ciências e Tecnologia da PUCPR, e atualmente é professor titular do curso de Engenharia Civil da PUCPR. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Normas e Leis de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia hidráulica, métodos numéricos, engenharia civil, hidrologia e educação técnica. Foi Presidente do CREA Pr de 1991 a 1996.

Carga horária: 12 | Crédito: --

Execução e Manutenção de Instalações Prediais

Gestão de Obras Rápidas

Gestão de Pessoas e Técnicas de Liderança

Planejamento do Canteiro de Obra com Lean Construction

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 17 meses