Tecnologias e gestão aplicadas ao canteiro de obras na construção civil

Especialização / Pós-graduação

O curso de especialização em Tecnologias e Gestão aplicadas ao canteiro de obras na Construção Civil visa dar ao profissional de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins informações teóricas e práticas para serem utilizadas na gestão e execução de todas as etapas de uma obra, contribuindo para a difusão de novos conhecimentos, procedimentos práticos e padrões tecnológicos.

Por que fazer PUCPR?

A especialização da PUCPR possui disciplinas de tecnologia e gestão que aplicam conhecimentos práticos da construção civil e das novas tendências no canteiro de obras para garantir a correta execução das práticas construtivas. As aulas serão ministradas por profissionais experientes de mercado que atuam na área de construção civil de grandes empresas como Votorantim e Copel. Serão apresentadas as novas tecnologias da área e também a correta gestão das mesmas aplicada na resolução de problemas no canteiro de obras. O profissional terá contato com disciplinas que são foco da construção civil de hoje como concretos especiais, automação predial assim como modernas técnicas de execução e materiais, além da sustentabilidade na construção civil.
Dessa forma, o curso visa formar um pós graduado com competências que vão desde saber implantar um canteiro de obras, utilizar materiais mais adequados visando o máximo reaproveitamento e com isso a redução de custos e conhecer as técnicas de execução tanto tradicionais quanto as tendências mundiais que o mercado atual traz.

Este curso é aplicado para recém-formados e/ou profissionais que gostariam de se atualizar nas novas tendências da construção civil. Engenheiros, Arquitetos, tecnólogos e profissionais do setor da Construção Civil voltados ao canteiro de obras e outros em busca de uma atualização profissional.

Mercado de atuação

Considerada uma verdadeira movimentadora financeira, a área de Construção Civil viabiliza tanto a atuação autônoma quanto em empresas de engenharia públicas ou privadas. O profissional pode atuar diretamente nas obras ou na gestão de equipes técnicas.

Claudia Claumann da Silva

Adriano Augusto de Miranda

Airton Oenning Junior

Ana Paula Brandão Capraro

Bruno Soares de Carvalho

Carlos Gustavo Nastari Marcondes

Claudia Claumann da Silva

Fabiano Barreto Romanel

Felipe Teixeira

Gizele Pires Staidel

Ida Agner de Faria Milleo

Kleber Bez Birolo Candiotto

Liliane Klemann Raminelli

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Marcia Nikkel

Murilo Chibinski

Orlando Maciel Strobel

Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desempenho das Edificações

Carga horária: 12 | Crédito: --

Especificações dos materiais de construção

Execução e Manutenção de Instalações Prediais

Gestão de Obras Rápidas

Gestão de Pessoas e Técnicas de Liderança

Gestão de Suprimentos e Logística na Construção Civil

Leitura e Interpretação de Projetos

Planejamento do Canteiro de Obra com Lean Construction

Programação e Controle da Produtividade na Construção Civil

Redução de Custo e Sustentabilidade na Construção Civil

Carga horária: 24 | Crédito: --

Segurança do trabalho com ênfase nos riscos no canteiro de obras

Tecnologia da Informação na Construção e Automação Predial

Tecnologias Aplicadas à Construção Civil

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias de concretos especiais e argamassas

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 17 meses