CCURSOS

Tecnologias de produção no agronegócio
Novo

Especialização / Pós-graduação

O impacto da tecnologia no agronegócio tem total relação com o papel de extrema relevância que o setor ocupa no mercado mundial. As inovações e soluções tecnológicas permitem a otimização e transformação de uma das mais primárias linhas de negócio.

Hoje, nesse cenário de transformação tecnológica, o agronegócio é o ambiente de um número cada vez maior de papéis profissionais para conduzir os negócios com foco em ganho em escala, produtividade e diferenciação.

Por que fazer Tecnologias de Produção no Agronegócio na PUCPR? 

As possibilidades e níveis de empregabilidade no agronegócio exigem capacitação constante, em sintonia com as inovações e novas tecnologias. O Curso de Tecnologias de Produção no Agronegócio da PUCPR fomenta as competências tecnológicas em diversas áreas da produção agropecuária, combinando abordagens práticas e dinâmicas em cada setor ou sistema produtivo do agronegócio. Seu objetivo é o de desenvolver profissionais especializados para atuar na agricultura, pecuária e demais sistemas produtivos utilizando tecnologias em busca da otimização e sustentabilidade, utilizando os recursos naturais de forma racional e responsável.

Público-alvo

O curso é destinado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento que buscam qualificação e aperfeiçoamento no desenvolvimento e aplicações de tecnologias e inovações no agronegócio e produção agropecuária. Profissionais como engenheiros florestais, engenheiros agrícolas, agrônomos, administradores, tecnólogos em agronegócio e graduados em áreas afins encontram nesse curso uma oportunidade para ampliar sua área de atuação.

Mercado de atuação 

O egresso dessa especialização é um profissional apto para atuar na agricultura, pecuária e demais sistemas produtivos, utilizando diferentes tecnologias na busca pela otimização e sustentabilidade por meio do uso racional de recursos nos diferentes segmentos.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Coordenação

DOUTORADO

Airton Rodrigues Pinto Junior

Docentes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Especialização em gestão e Liderança Universitária pela PUCPR (2014), Especialização em Marketing Digital pela Faculdade Metropolitana de Negócios (2020), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciências Agrárias (Agronomia), com ênfase em Entomologia Agrícola, legislação e ética profissional para Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de plantas bioativas e aplicação de seus compostos na agropecuária; controle químico de insetos, inseticidas, armazenagem de grãos, produtos armazenados e manejo de pragas urbanas. Atuação como Conselheiro do CREA-PR na Câmara Especializada de Agronomia analizando processos decidindo, em grau de recurso, as questões enviadas à Câmara Especializada. Perito Judicial.

Alexandre Andre de Oliveira Pires

Docentes

Alexandre Luis Götz Weiler

Docentes

DOUTORADO

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

DOUTORADO

Fernando Falco Pruski

Docentes

DOUTORADO

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes

Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.

DOUTORADO

Karen Sumire Kubo

Docentes

Com graduação em Engenharia Florestal, é doutora em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP. É professora da Escola de Ciências da Vida e é coordenadora do curso de graduação em Biotecnologia da PUCPR. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia funcional e molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos temas micropropagação e cultura de tecidos e biologia molecular, e possui interesse em projetos de divulgação e popularização da ciência.

DOUTORADO

Luciene Martins Moreira

Docentes

DOUTORADO

Marilia Pereira Machado

Docentes

MESTRADO

Mauricio Cesar Iung

Docentes

MESTRADO

Nayara Guetten Ribaski

Docentes

DOUTORADO

Pablo Georgio de Souza

Docentes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR desde 2010. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

DOUTORADO

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes

DOUTORADO

Sandra Regina Cabel

Docentes

DOUTORADO

Thiago Ranzan

Docentes

DOUTORADO

Tiago Miguel Jarek

Docentes

MESTRADO

Valter Klein Junior

Docentes

MESTRADO

Vinicius Godoy de Mendonca

Docentes

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialização em Desenvolvimento de Jogos de Computadores pela Universidade Positivo (2007) e Mestrado em Visão Computacional pela PUCPR (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em tempo integral, atuando nos cursos de graduação e especialização em desenvolvimento de jogos digitais e no projeto BEPiD É sócio, idealizador, organizador e articulista no Portal de Desenvolvimento de Jogos Ponto V!: http://www.pontov.com.br Tem interesse nas áreas de Desenvolvimento de Jogos, Computação Gráfica, Imageamento Médico, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.

Agricultura de Precisão e Produção de Alto Rendimento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Automação e rastreabilidade da produção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bigdata na Agricultura: Inteligência de Mercado

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bioinsumos: Desenvolvimento e Aplicações na Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia e Biodiversidade para Produção de Alto Desempenho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cadeias produtivas e processos logísticos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desafio Tecnológico em IOT

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio Tecnológico na Horticultura 5.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio Tecnológico na Produção Agropecuária

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio Tecnológico na Produção de Commodities

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ferramentas digitais de diagnose na Horticultura

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Artificial e Qualidade Organizacional na Horticultura

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas de Gestão das Tecnologias e Automação de Operações

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias aplicadas à conservação do solo e da água

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias e Inovações Aplicadas para o Manejo Fitossanitário

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias e Inovações no Campo.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 20 meses

Mensalidade

R$ 490,00

Status

Inscrições abertas