Tecnologias Assistivas em Comunicação Alternativa e Ampliada
Novo

Especialização

A criação do Curso de Tecnologias Assistivas em Comunicação Alternativa e Ampliada tem por objetivo:
1. Oferecer subsídios teóricos e práticos em Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) para a atuação de diferentes profissionais de saúde ou educação, junto às pessoas com deficiências neuro-sensoriais e/ou motoras;
2. Oferecer aos familiares, cuidadores e profissionais de saúde a fundamentação teórica-conceitual para a aplicação de estratégias, terapias e tecnologias assistivas na reabilitação funcional de pessoas com deficiências neuro-sensoriais e/ou motoras;
3. Difundir as principais tecnologias assistivas existentes em CAA;
4. Contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira, disseminando conhecimentos e experiências fundamentados nos valores humanos essenciais.

Profissionais com formação superior que atuam na área de reabilitação de pessoas com deficiências neuro-sensoriais e/ou motoras, especialmente voltada à comunicação alternativa e ampliada, bem como profissionais ou familiares que têm interesse na área tanto para atualização quanto para expansão das possibilidades de atuação.

Docente Percy Nohama.

Percy Nohama

Coordenação | Lattes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 26 meses

Inscrições encerradas