cookie __utmz não existe
CCURSOS

Sustentabilidade Empresarial: Estratégias ESG nas Operações – Sáb.

Especialização / Pós-graduação

A sustentabilidade tem um papel sistêmico nas empresas e organizações, dado o seu potencial de coordenar as atividades e operações para atender ao tripé de serem economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas.
Assim, além de contribuir com aspectos socioambientais na sociedade, a aplicação de tópicos de sustentabilidade norteia a obtenção de vantagem competitiva para as empresas, além de ter foco em melhoria contínua, reputação e imagem e eficiência operacional.
O curso de Sustentabilidade Empresarial: Estratégias ESG nas Operações da PUCPR visa atender a crescente demanda de sustentabilidade ESG – Environmental, Social and corporate Governance – no contexto corporativo, nas mais distintas indústrias e portes empresariais.

Por que fazer Sustentabilidade Empresarial: Estratégias ESG nas Operações na PUCPR?

O curso está baseado no ESG como ferramenta para agregar valor aos processos e à construção de uma cadeia de valor sustentável, contemplando uma visão sistêmica e integrada de vários elos e gerenciamento de distintos stakeholders. Ao longo do curso, o estudante desenvolverá vários projetos para aprofundar a aprendizagem e aplicá-la de forma prática.
As aulas serão no formato online ao vivo. O estudante poderá interagir com os outros colegas e professores de modo simultâneo, aumentando a experiência de aprendizagem por meio de contribuições, perguntas e desenvolvimento de atividades em tempo real. Com isso, o profissional poderá realizar suas aulas de qualquer lugar do Brasil, por meio de dispositivo com acesso à internet, com o máximo de qualidade proporcionado pela PUCPR, uma das melhores universidades do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC 2019), divulgado pelo MEC e INEP e, também, sendo destaque por vários anos consecutivos pelo ranking da revista britânica Times Higher Education.
Além disso, a especialização conta com um corpo docente capacitado, mesclando professores que atuam com cargos estratégicos de gestão em diferentes tipos de setores empresariais e professores que desenvolvem pesquisas internacionais, buscando inovação e aplicação de ESG como elemento estratégico aos negócios. A união da teoria e prática, junto com um prestigiado corpo docente profissional, disciplinas inovadoras e um curso desenhado para atendimento de uma demanda internacional, fazem que a especialização “Sustentabilidade empresarial: estratégias ESG nas operações” seja a melhor escolha profissional e pessoal para você.

Público-alvo

Gestores, coordenadores, engenheiros, administradores, analistas e profissionais de outras áreas que gerenciam ou pretendem gerenciar direta ou indiretamente tópicos voltados à sustentabilidade nas empresas de qualquer porte.

Mercado de atuação

O egresso dessa especialização tem base teórica e prática para implementar e gerenciar projetos e ações sustentáveis nas organizações, desde pequenas empresas até grandes negócios visando ESG (Environmental, Social and corporate Governance) como fator de vantagem competitiva. Seu campo de atuação vai desde empresas de pequeno porte até grandes indústrias (produção de bens e/ou prestação de serviços).

MESTRADO

Pablo Lucas Carpejani Farias de Lima

Coordenação

Administrador, Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção & Sistemas pela PUCPR. É especialista em Sustentabilidade Corporativa. Atuou na Renault do Brasil como Pesquisador em Sustentabilidade, sendo um dos coordenadores institucionais dos Relatórios de Sustentabilidade de 2016, 2017 e 2018. Possui amplo domínio na GRI Standards, como na medição de desempenho em sustentabilidade. Desenvolve consultorias, projetos e pesquisas relacionadas a área. É membro e líder do círculo Academia B, na Comunidade B do Paraná (Sistema B).

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Graziela Araujo Pontes

Docentes

Formada em Comunicação, Publicidade e Propaganda, na UTP, possui especialização o em Pedagogia social (UTP), especialização em Negócios sociais (Yunus). Head de responsabilidade social e investimento social privado na Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault,  com 8 anos de experiência.  Atua com gestão de projetos sociais, nas causas de educação, inclusão, diversidade, negócios sociais, desenvolvimento social em comunidades e educação para a segurança no trânsito, comunicação de causa, gestão do relatório de sustentabilidade e programas de voluntariados.

MESTRADO

José Maria de Abreu Mattos Neto

Docentes

José Mattos Neto possui mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade, gestão de projetos e desenvolvimento sustentável e relações corporativas nos setores público e privado, com carreira desenvolvida em grandes organizações como NATURA, VALE, SEBRAE, Universidades, incluindo a Universidade de Coimbra em Portugal e Governos Estaduais. Atualmente é gerente de relações institucionais da Natura na Amazônia e CEO da Plataforma ViaFloresta de desenvolvimento sustentável do bioma Amazônico. o    Docente universitário há 13 anos, nas áreas de gestão estratégica e de projetos, gestão de impacto social, gestão do da sustentabilidade corporativa e de desenvolvimento Sustentável; palestrante em TEDXs nacionais e Keynote Speaker no FIR Rede América 2018, na República Dominicana e no WEB-Seminar Social Innovation & Sustainability Management do Center for Social Innovation Management da Universidade de Surrey – Inglaterra.

MESTRADO

Leopoldo Alberto Vicente Erthal

Docentes

Mestre e especialista na área de sustentabilidade corporativa, Gerente corporativo da área de sustentabilidade ambiental em multinacional do segmento automotivo, atuando em multinacionais na implementação e gestão de diretrizes para conformidade sócio ambiental. Como auditor corporativo, verificou requisitos de sustentabilidade em países como Inglaterra, Índia, Estados Unidos e China.

MESTRADO

Mayara Cristiane de Abreu Vieira Moraes Ribeiro

Docentes

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo com Mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e curso de extensão em Mudanças Climáticas pela Vrije Universiteit de Amsterdam, Mayara possui mais de 10 anos de experiência na coordenação de projetos de sustentabilidade e responsabilidade social tanto  em empresas como no terceiro setor. Possui conhecimentos profundos em padrões, compromissos e questionários de sustentabilidade nacionais e internacionais como Pacto Global, CDP, GRI, Dow Jones Sustainability Index, ISE Bovespa, entre outros. Também trabalha com elaboração e acompanhamento de indicadores e metas corporativos e no desenvolvimento de estratégias globais de sustentabilidade.

DOUTORADO

Osiris Canciglieri Junior

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos – EEI, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – DEF/FEM/UNICAMP, doutorado em Automação da Manufatura na Universidade de Loughborough – LU e Pós- Doutorado também na Universidade de Loughborough – LU. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção de Sistemas (PPGEPS/PUCPR). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos tendo como ênfase a integração de sistemas atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto e Manufatura Assistidos por Computador (CAD/CAM) com foco no suporte ao projeto e concepção de proteses incluindo a área odontológica, Projeto Orientado para a Manufatura e Montagem (DFM/DFA), Projeto Orientado para a Sustentabilidade, Engenharia Simultânea, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Desenvolvimento de produtos voltados para a produção/geração e utilização de energias renováveis.

MESTRADO

Pablo Lucas Carpejani Farias de Lima

Docentes

Administrador, Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção & Sistemas pela PUCPR. É especialista em Sustentabilidade Corporativa. Atuou na Renault do Brasil como Pesquisador em Sustentabilidade, sendo um dos coordenadores institucionais dos Relatórios de Sustentabilidade de 2016, 2017 e 2018. Possui amplo domínio na GRI Standards, como na medição de desempenho em sustentabilidade. Desenvolve consultorias, projetos e pesquisas relacionadas a área. É membro e líder do círculo Academia B, na Comunidade B do Paraná (Sistema B).

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Professor de Especialização Pucpr

Docentes

DOUTORADO

Ubirata Tortato

Docentes | Lattes

Possui Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Nanyang Technological University em Singapura. Atualmente é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR. É líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade nas Organizacões – GPSO. Editor assistente da Sustainable Organizations. Tem experiência na área de negócios e atua em pesquisa nos seguintes temas: sustentabilidade, cadeias de suprimentos sustentáveis, indústria 4.0, transformação digital, ecoeficiência e universidades e organizações sustentáveis.

Cadeia de Suprimentos Sustentável e Economia Circular

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estratégias ESG & Melhores práticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Econômica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Social e Impacto Positivo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Governança Corporativa e Gestão dos Stakeholders

Carga horária: 24 | Crédito: --

Implementação de Estratégias ESG & Mercado Financeiro

Carga horária: 24 | Crédito: --

Implementação de melhores práticas ESG

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inovação e Sustentabilidade na Indústria 4.0 e em Serviços

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução à Sustentabilidade Corporativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Medição de Desempenho, KPIs e Indicadores em Sustentabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Operações sustentáveis, P+L e Energia Renovável

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produto sustentável

Carga horária: 24 | Crédito: --

Riscos, Certificações e Comunicação em Sustentabilidade Empresarial

Carga horária: 24 | Crédito: --
sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online - Ao Vivo

Duração

16 meses

Mensalidade

R$ 469,00

Status

Inscrições abertas