CCURSOS

Sistemas estruturais da arquitetura
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Curso de Especialização em Sistemas Estruturais de Arquitetura da PUCPR é um programa diferenciado, composto por três percursos essenciais ao desenvolvimento de seus estudantes:
O primeiro percurso, é a formação em Economia Criativa em parceria com a inovadora Slash Education : voltada as atividades produtivas que têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou serviço, cuja essência se encontra na capacidade humana de inventar, de imaginar, de criar. Este percurso criativo é um módulo ofertado a distância.
O segundo percurso explora o Mercado de Arquitetura e Urbanismo: o estudante terá acesso estratégias comerciais e de gestão voltadas a sua pratica profissional e consolidadas por um Sprint de aplicação pratica. Este Percurso é presencial e compartilhado com outros cursos. Percurso que amplia visão de empreendedor do aluno, em um módulo presencial compartilhado com outros cursos.
O terceiro percurso é formado por 2 módulos especialistas, focados em Sistemas Estruturais da Arquitetura. Neste curso, a PUCPR pretende fornecer ao profissional subsídios técnicos para embasar a decisão pela adoção de um determinado sistema estrutural-construtivo frente a outras opções, e fornecer conhecimentos metodológicos e técnicos específicos de vários sistemas, com vista à aplicação direta na concepção e desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Por que fazer PUCPR?

A especialização em Sistemas Estruturais da Arquitetura da PUCPR fornece ferramentas conceituais e práticas para o profissional atuar com criatividade, inventividade e segurança no campo do lançamento estrutural e sua compatibilização com a Arquitetura. Além disso, o estudante terá acesso a estratégias comerciais e de gestão voltadas a sua prática profissional e consolidadas por um Sprint de aplicação prática.
O profissional é capacitado para o lançamento de soluções estruturais que atendam as demandas desafiadoras que surgem no projeto arquitetônico: especificação de materiais estruturais e suas técnicas construtivas, desenho de elementos importantes e estabilizantes, composição de sistemas e representação gráfica adequada.

Público Alvo

Arquitetos e Urbanistas, engenheiros civis e demais profissionais ligados à área da Construção Civil interessados na concepção estrutural em obras arquitetônicas.

Mercado de atuação

O mercado atual, a procura de profissionais competentes e arrojados, observa a sólida base formacional do nosso egresso, com iniciativa e liderança para explorar abordagens inovadoras e atuar no desenvolvimento de projetos, de tecnologia e na pesquisa, em áreas como: departamentos estratégicos de empresas, indústrias, órgãos públicos, startups e com prestação de serviços.

Ricardo Henrique Dias

Coordenação

Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Estruturas pela Escola de
Engenharia de São Carlos – USP. Atua como professor adjunto na PUCPR e como engenheiro de
estruturas, tendo sido colaborador em anteprojetos de Arquitetura premiados em concursos no
Brasil e no exterior. É coautor do Manual GERDAU: Tipologias Projetuais para Estruturas Metálicas.

Aguilar Selhorst Junior

Docentes

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design

Charles Jaster de Oliveira

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2008) com intercambio acadêmico em Bauingenieurwesen – Engenharia Civil – Universät Karlsruhe (TH) (2006-2007 / UNIBRAL). Mestre em Engenharia de Estruturas na Universidade de São Paulo – USP.

Emerson Fernando Brustolin

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e especialização em GESTÃO DE PROJETOS EM ENGENHARIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2013). Atualmente é GERENTE DE ENGENHARIA da ANDRADE REZENDE ENGENHARIA DE PROJETOS. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas

Ismael Gustavo Panelli Ferreira Zanardini

Docentes

Arquiteto e Urbanista com pós graduação em Design Estratégico: Inovação e mestrando do Programa de Pós Graduação em Informática na linha de pesquisa de Engenharia de Software. Atuação em projeto, execução e supervisão de Arquitetura e Interiores nas áreas residenciais, corporativas, comerciais e de saúde. Conhecimento de legislação específica da ANVISA, modelos de organização corporativa e normas de desempenho. Mentor de startups com experiência em diversos campos e vivência na abordagem baseada nas competências do empreendedor e como influencia no aprendizado e na educação.

Mara Cristina Detsch

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1998) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas compostas de concreto, pré-moldados, cisalhamento e peças compostas.

Murilo José Marques da Silva

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor assistente da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil

Ricardo Henrique Dias

Docentes

Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Estruturas pela Escola de
Engenharia de São Carlos – USP. Atua como professor adjunto na PUCPR e como engenheiro de
estruturas, tendo sido colaborador em anteprojetos de Arquitetura premiados em concursos no
Brasil e no exterior. É coautor do Manual GERDAU: Tipologias Projetuais para Estruturas Metálicas.

Stephan Duailibi Younes

Docentes

Susanne Cristine Pertschi Borges

Docentes

Possui Doutorado em Geografia pela UFPR (2012) na área de clima e planejamento urbano, mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2005) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Atualmente é sócia da empresa JCASTRO&PERTSCHI ARQUITETURA E URBANISMO LTDA que atua na área de projetos e planejamento no Brasil. Atua também como docente na Escola de Arquitetura e Design da PUC/PR como professora das disciplinas de Projeto Arquitetônico e Composição Formal Aplicada à Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos Arquitetônicos, Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos residenciais, comerciais, industriais, projetos públicos, planejamento urbano, legislação urbanística, ocupação urbana, clima urbano, processo de planejamento e monitoramento térmico.

Comportamento e Cenários Futuros – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Concepção estrutural aplicada a coberturas e fachadas isoladas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Concepção estrutural aplicada a complexidades geométricas e descontinuidades

Carga horária: 24 | Crédito: --

Concepção estrutural aplicada a edifícios: pavimentos e estabilidade lateral

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking (metodologia)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Economia Criativa – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreender na Economia Criativa – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ensaios: desenho de componentes e sistemas estruturais na Arquitetura

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ensaios: levantamento da composição estrutural de edifício emblemático da Arquitetura

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estratégias Comerciais em Arquitetura e Urbanismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estruturas: introdução ao universo do equilíbrio estático

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estruturas: materiais, técnicas construtivas e elementos de composição

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estruturas: morfologia dos sistemas estruturais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão em Arquitetura e Urbanismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Squad (situação problema na Economia Criativa) – Slash

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad (situação problema no mercado de arquitetura e urbanismo)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 700,00

Status

Inscrições abertas