CCURSOS

Sistemas de gestão integrados: qualidade, meio ambiente, saúde, seg. trabalho e resp. social

Especialização / Pós-graduação

O cenário globalizado atual, combinado a um perfil de consumidor mais exigente, vem demandando maior atenção das organizações na busca pela competitividade, o que implica no investimento exponencial em melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços.
Ganharam relevância extremamente estratégica assuntos que dizem respeito ao tripé de sustentabilidade (econômico, ambiental e social) e que, por sua vez, envolvem aspectos ambientais, saúde e segurança do trabalhador e responsabilidade social. Deixando de ser um diferencial, para se tornar uma exigência do mercado, que o trabalho das empresas reflita seu comprometimento em atender aos padrões internacionais de qualidade, gestão ambiental e proteção à integridade dos colaboradores.

Por que fazer Sistemas de Gestão Integrados na PUCPR?

Baseado nos pilares de Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO 9001:2015), Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001:2015), Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com orientação para uso (OHSAS 45001:2018) e Responsabilidade Social (NBR 16001:2012), o curso abrange, além de aspectos técnicos, aspectos comportamentais para implementação, gestão e manutenção de sistemas de gestão integrados, garantindo assim, a sustentabilidade do negócio.
Um de seus maiores diferenciais é que, além do diploma de pós-graduação Lato Sensu de Especialista em SGI, o egresso recebe ainda quatro certificações adicionais: Auditor Interno ISO 9001:2015; Auditor Interno ISO 14001:2015; Auditor Interno ISO 45001:2018 e Auditor Interno NBR 16001:2012, reforçando o compromisso da PUCPR em agregar valor à formação profissional de seus estudantes e sua inserção positiva no mercado.

Público Alvo

Profissionais de qualquer formação acadêmica que atuam ou pretendem atuar no planejamento e gestão da qualidade (ISO 9001:2015), meio ambiente (ISO 14001:2015), saúde e segurança ocupacional (ISO 45001:2018) e responsabilidade social (ABNT NBR 16001:2012).

Mercado de atuação

O especialista egresso dessa pós-graduação pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado para gerir a implantação das normas ISO e as especificações OHSAS nas organizações.

DOUTORADO

Rosana Aparecida Adami Mattioda

Coordenação

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1986), Mestrado (2006) e Doutorado Sanduíche (2017) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Università degli Studi di Padova – Itália (CESQA: Centro Studi Qualità Ambiente). Atualmente é professora, orientadora e coordenadora do curso de especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Escola Politécnica PUCPR. Tem 17 anos de experiência em implementação, treinamento, gestão e consultoria em Qualidade em empresas de transformação (BRAHMA, BOSCH, ELECTROLUX, TUPY, IBQP, TECPAR).

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Filósofo e teólogo, é doutor em Filosofia pela UFSC. Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná, é membro do Centro Hans Jonas Brasil e Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades – parceria PUCPR/Universidade Católica de Moçambique. Suas pesquisas envolvem temas relacionados às questões éticas e morais da biotecnologia, ética na era da engenharia genética, responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica, pós-humanismo, transhumanismo, a autenticidade da vida humana e extra-humana e a humanização da técnica, além de temas ligados à bioética ambiental.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Carlos Alberto Sena Maia

Docentes

Administrador de Empresas com pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUCPR), Gestão Sócio-ambiental (UNIBEM), Gestão Ambiental (FAE) e Saúde e Segurança no Trabalho (Claretiano). Auditor líder para as normas ISO 9.001 e 14.001, 45.001, 37.001 e NBR 16.001, auditor ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e consultor de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional tem experiência nos segmentos de serviços, metal mecânico, petroquímico, construção civil e madeireiro. Com atuação desde 2002 como consultor, já atendeu empresas nacionais e multinacionais, públicas e privadas. Mantem sólida parceira com organismos certificadores como BSI, BUREAU VERITAS e TECPAR , desenvolvendo trabalhos de gestão de Qualidade, Meio Ambiente, saúde e Segurança, responsabilidade social, Ricos e praticas antisuborno.

Carlos Coutinho Fernandes Junior

Docentes

Doutor em Engenharia Quimica, Mestre em Engenharia Quimica, MBA em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Engenharia de Produção, graduado em Engenharia Quimica. É Master Black Belt com mais de 25 anos de experiência na área industrial. Trabalhou em diversos cargos técnicos e de gestão na BRF, onde atualmente é consultor de Processos de Gestão e Melhoria, além de ser professor convidado da Lean Academy da PUCPR. É autor do livro a Tríade da Competência.

DOUTORADO

Carlos Eduardo Lunelli

Docentes

Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2010), licenciado em Química pela FAERPI (2015), especialista em Educação, Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras (2013), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), mestre (2013) e doutor (2018) em Química Orgânica com ênfase em química de polímeros pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de polímeros, polímeros biodegradáveis e biocompatíveis, encapsulação em matrizes poliméricas, modificação química de óleos vegetais (epoxidação e transesterificação). Docente do curso de Engenharia Química da PUCPR lecionando as disciplinas de mecânica de fluidos, termodinâmica química, polímeros e segurança e higiene do trabalho.

MESTRADO

Edna dos Santos Alvarenga Waclawovsky

Docentes

CBPP® (Certified Business Process, profissional certificada em Gerenciamento de Processos de Negócio) pela Association of Business Process Management Profissionais (ABPMP), Membro da ABPMP, Delegada Regional da ABPMP Brasil no Estado do Paraná e Mestre em Engenharia da Produção pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Especialização em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Gestão da Qualidade – Six Sigma pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), graduação em Administração de empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP) e MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Processos na Universidade Positivo (UP). Amplos conhecimentos em áreas relacionadas aos Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade (SGQ ISO 9001:2008), Ambiental (SGA ISO 14001:2004) e de Segurança e Saúde no Trabalho (SST ISO 45001:2018), ao Mapeamento e a Modelagem de Processos e à Gestão de Projetos, áreas nas quais possuo mais de oitocentas (800) horas de treinamento e atuo há mais de quinze (15) anos como Coordenadora, Consultora, Especialista e Instrutora/ Facilitadora, sendo que nos últimos três (03) anos atuei intensamente no mapeamento, modelagem e melhoria contínua de processos de negócio relacionados ao planejamento estratégico, planejamento de produção, produção e logística, assim como gerenciei mais de cem (100) projetos de melhoria de sistemas, dos quais participaram aproximadamente trezentas (300) pessoas e foram investidos aproximadamente R$ 4.000 milhões e, portanto, acredito que posso contribuir com a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços da organização para a qual estou enviando meu Currículo, com intuito de me candidatar em vagas disponíveis nestas áreas.

DOUTORADO

Gabriela Lobo Veiga

Docentes

Doutora e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também possui MBA em Finanças pela Estação Business School e graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR. Tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de estratégia, qualidade, produtividade. Atualmente é Professora de Pós Graduação e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

DOUTORADO

Irionson Antonio Bassani

Docentes

Atualmente é Professor Titular na PUCPR. Atua como pesquisador e profissional com ênfase em Processos (Medição, Análise e Otimização de Variáveis); Mecânica dos Sólidos (Tensões Residuais,
Análise Experimental de Tensões Estáticas, Cíclicas e de Impacto, Extensometria de Resistência Elétrica); Instrumentação (Obtenção e Análise de Variáveis em Sistemas); Caracterização e Otimização de Propriedades de
Materiais. Possui Graduação em Engenharia Mecânica (1982, UFRGS, Porto Alegre, RS), Especialização em Metodologia da Educação no Ensino Superior (1984, URI, Santo Ângelo, RS), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (1987, Escola de Engenharia da UFRGS), Mestrado na Fakultaet Energietechnik (1993, Universitaet Stuttgart, Alemanha), Doutorado no Instituto MPA Staatliche Materialpruefungsanstalt (MPA Stuttgart, Otto-Graf-Institut FMPA)(1998, Universitaet Stuttgart, Stuttgart, Alemanha), Doutorado reconhecido e apostilado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (2000, Escola de Engenharia da UFRGS).

DOUTORADO

Leana Carolina Ferreira

Docentes

Maria Lucia Miyake Okumura

Docentes

Pesquisadora e Pós-doutoranda (CNPq) do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPGEPS/PUCPR, Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (Automação / Mecatrônica), graduada em Processos Gerenciais, Especialização em Educação Especial, Magistério Superior, Processos Pedagógicos e em Próteses, Órteses e Materiais Especiais (em andamento). Atua nas áreas de Engenharia de Produção com ênfase em projetos e pesquisa de tecnologia&inovação relacionados com Processo de Desenvolvimento de Produto orientado para Tecnologia Assistiva, Sustentabilidade e Tecnologia Social. Membro do Núcleo de Pesquisa NPOTA e Núcleo SEEDS atribuindo os conceitos e métodos em desenvolvimento sustentável, ergonomia de processos, Lean System/Lean HeathCare, Design Universal, Engenharia Simultânea, Design for Assistive Technology (DFAT), Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade (RSE). Faz parte da diretoria na Pesquisa e Tecnologia da Associação Dar a Mão e do membro de conselho da Associação Esportiva de Deficiente Visual do Paraná.

MESTRADO

Rodrigo Trindade

Docentes

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitaria pela FAE (2011) e Auditor Ambiental Líder pela BSI MS America (2012). Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial na UFPR (Universidade Federal do Paraná).

DOUTORADO

Rosana Aparecida Adami Mattioda

Docentes

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1986), Mestrado (2006) e Doutorado Sanduíche (2017) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Università degli Studi di Padova – Itália (CESQA: Centro Studi Qualità Ambiente). Atualmente é professora, orientadora e coordenadora do curso de especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Escola Politécnica PUCPR. Tem 17 anos de experiência em implementação, treinamento, gestão e consultoria em Qualidade em empresas de transformação (BRAHMA, BOSCH, ELECTROLUX, TUPY, IBQP, TECPAR).

DOUTORADO

Rosimeire Sedrez Bitencourt

Docentes

Bacharel em Ciências da Computação, é doutora em Engenharia (Gerência da Produção e Ergonomia) pela UFRGS. Ergonomista profissional certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia. É professora da Escola Politécnica da PUCPR e possui experiência em ergonomia do produto e do processo, macroergonomia, organização do trabalho, ergonomia cognitiva, participatory design, desenvolvimento sustentável, gestão de equipe e comunicação e gestão de projetos.

Aspectos e Impactos Ambientais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desafio de Aplicação: Diagnóstico do Sistema e Planejamento de Auditoria

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação: Diagnóstico do Sistema e Planejamento de Auditoria

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação: Diagnóstico do Sistema e Planejamento de Auditoria

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação: Diagnóstico do Sistema e Planejamento de Auditoria

Carga horária: 12 | Crédito: --

Diretrizes Socioambientais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formação de Auditores Internos ISO 14001

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formação de Auditores Internos ISO 16001:2012

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formação de Auditores Internos ISO 45001:2018

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formação de Auditores Internos ISO 9001

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão da Qualidade Total

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Da Responsabilidade Social

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução ao Sistema de Gestão Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução ao Sistema de Gestão da Qualidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prevenção e Gerenciamento de Riscos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 650,00

Status

Inscrições abertas