Saúde mental e atenção psicossocial
Novo

Especialização / Pós-graduação

Os problemas de saúde mental vêm atingindo um número assustador de pacientes que, muitas vezes por não reconhecerem os sintomas, acabam sendo diagnosticados quando o nível de impacto já chegou ao extremo. É por isso, e pelo seu potencial de morbidade, que a saúde mental tem sido destacada como um dos mais relevantes temas no contexto da saúde.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente a depressão, por exemplo, representa 4,3% da carga mundial de morbidade. No Brasil, a prevalência de transtornos mentais na população em geral aproxima-se de 20% e estão em mais de 50% das pessoas que procuram diariamente as unidades da Atenção Primária em Saúde (APS).

Esse cenário de preocupação com o crescimento dos transtornos mentais vem motivando os profissionais de saúde e áreas afins a intervir nos processos de prevenção e reabilitação em Saúde Mental, o que exige preparo técnico e emocional.

Por que fazer Saúde Mental e Atenção Psicossocial na PUCPR?

Dentre os principais desafios para atuação em Saúde Mental e Psicossocial, está a lacuna nas formações profissionais que por vezes não incorporam o universo da saúde mental ou apresentam conhecimento fragmentado.
A especialização e Saúde Mental e Atenção Psicossocial da PUCPR supera paradigmas, proporcionando a formação em saúde mental conectada com a clínica ampliada, promovendo escuta qualificada, acolhimento, encontro respeitoso com sujeitos e equipes interdisciplinares e práticas voltadas ao empoderamento e protagonismo das pessoas com sofrimento mental.

Organizado em quatro módulos, 1. Alicerces da Atuação em Saúde Mental, 2. O cuidado longitudinal em saúde mental, 3. Avaliação e manejo das demandas em saúde mental e, 4. Transversalidade e Interdisciplinaridade no Cuidado em Saúde Mental, o curso desenvolve no estudante competências e habilidades para aplicação teórica e técnica no campo da Saúde Mental por meio de disciplinas ministradas por profissionais com experiência em prática e pesquisa.

Público-alvo

Psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, entre outros, que atuem direta ou indiretamente em serviços de saúde mental, bem como profissionais graduados que atuam no campo da saúde pública ou privada em seus vários níveis de atenção e, especialmente aqueles que atuam na área da saúde mental e atenção psicossocial.

Mercado de atuação

O egresso do Curso de Saúde Mental e Atenção Psicossocial é um profissional com competências e habilidades para aplicação teórica e técnica no campo da Saúde Mental em contextos que demandam investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicossociais voltando-se à promoção de saúde e qualidade de vida.
Está apto a atuar em diversos setores, públicos e privados, como: clínicas, hospitais, centros de atenção psicossocial, residências terapêuticas, Unidades de Atenção Primária em Saúde, universidades, escolas técnicas e profissionalizantes.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Karin Barbato Klein

Simone Salete Longo Zelonh

Deivisson Vianna Dantas dos Santos

Emerson Luiz Peres

DOUTORADO

Jaime Jose Rauber

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política, Ensino de Filosofia e Metodologias de Aprendizagem Ativa.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Karin Barbato Klein

Luiz Augusto Vallim

Maribél de Salles de Melo

Rubens Griep

Simone Salete Longo Zelonh

A Psicofarmacologia na Atenção em Saúde Mental

Carga horária: 24 | Crédito: --

A Rede de Atenção Psicossocial: Gestão do Cuidado e a saúde mental do trabalhador de saúde

As Redes de Atenção em Saúde: Modelos de Atenção e Gestão da Clínica

As Situações de Crise na Saúde Mental: Diagnóstico Precoce e Intervenção

Atenção Psicossocial à Infância e Adolescência

Atenção Psicossocial ao Adulto e Idoso

Atenção Psicossocial em Situações de Vulnerabilidade

Desafio de Aplicação – Alicerces da Atuação em Saúde Mental

Desafio de Aplicação – Avaliação e Manejo das Demandas em Saúde Mental

Desafio de Aplicação – O cuidado longitudinal em Saúde Mental

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação – Tranversalidade e Interdisciplinariedade no Cuidado em Saúde Mental

Direitos e Deveres das Pessoas com Necessidades em Saúde Mental

Instrumentos de Intervenção em Saúde Mental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Manejo dos Transtornos Mentais Comuns e Transtornos Mentais Severos e Persistentes

Os Grupos em Saúde Mental e as Práticas Integrativas e Complementares

Saúde Mental e o SUS: Os Desafios para a Consolidação da Reforma Psiquiátrica

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo