Saúde coletiva interprofissional com ênfase em inovação em saúde

Especialização / Pós-graduação

A oferta do curso leva em consideração o aumento da demanda de profissionais capacitados para atuarem no diagnóstico, planejamento, gestão, execução e avaliação de saúde coletiva, com ênfase na Promoção de Saúde. Os novos modelos de atenção e a necessidade crescente da população no acesso a atenção em Saúde, também são importantes. O objetivo principal do curso e formar profissionais aptos a atuarem em equipes multiprofissionais de saúde, com um perfil profissional competente para a atuação competente, custo-efetiva, nas intervenções necessárias em saúde coletiva e sensível para o trabalho junto à comunidade. É importante lembrar que a necessidade de cursos nesta área é crescente, visto que os cursos atualmente oferecidos não atendem a demanda dos profissionais vinculados aos diferentes serviços de saúde. O Sistema Único de Saúde no Brasil, hoje, com sua grande complexidade organizativa e interfaces com o setor privado e filantrópico também se ressente de profissionais qualificados para atuar na esfera pública. Os encontros serão presenciais com atividades de aprendizagem com efetiva integração.

Enfermeiros, Médicos, Cirurgiões-dentistas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e outros profissionais que atuam na área da Saúde Coletiva e da Saúde da Família, com ênfase na formação multiprofissional em promoção e inovação em saúde.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Ernesto Josue Schmitt

Thabata Cristy Zermiani

Anor Sganzerla

Filósofo e teólogo, é doutor em Filosofia pela UFSC. Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná, é membro do Centro Hans Jonas Brasil e Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades – parceria PUCPR/Universidade Católica de Moçambique. Suas pesquisas envolvem temas relacionados às questões éticas e morais da biotecnologia, ética na era da engenharia genética, responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica, pós-humanismo, transhumanismo, a autenticidade da vida humana e extra-humana e a humanização da técnica, além de temas ligados à bioética ambiental.

Claudio Jose Beltrao

Ernesto Josue Schmitt

Samuel Jorge Moyses

MESTRADO

Tania Mara da Silva

Thabata Cristy Zermiani

MESTRADO

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Bioestatística

Bioética e Emergências Medicas

Educação em Saúde e Letramento em Saúde

Epidemiologia

Gestão e Inovação em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Implementação de projeto de educação em saúde

Implementacao de Projeto de Gestão com base nas Tecnolgias e Inovação em Saúde

Multidisciplinaridade em Saúde Coletiva 1

Multidisciplinaridade em Saúde Coletiva 2

Planejamento, Liderança e Empreendedorismo

Políticas de Saúde e Redes de Atenção

Projeto de Intervenção em Promoção de Saúde

Projeto de Intervenção Multidisciplinar

Promoção de Saúde I

Promoção de Saúde II

Tecnologias em Saúde

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 19 meses