CCURSOS

Saúde Coletiva Interprofissional com Ênfase em Inovação em Saúde

Especialização / Pós-graduação

A ideia de saúde coletiva, também conhecida como saúde sanitarista, surgiu para orientar os novos conteúdos e projeções a fim de analisar o processo saúde-doença de uma dada coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere.

É por meio dessa análise que o profissional tem condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias na qualidade de vida daquela comunidade, ao invés de apenas observar, diagnosticar e buscar o tratamento do paciente de forma individualizada.

Esse contexto de alcance social e biomédico foi o que implicou no surgimento dessa disciplina que, cada vez mais, demanda profissionais altamente capacitados para tratar o indivíduo com vistas ao contexto e coletividade.

Por que fazer Saúde coletiva interprofissional com ênfase em inovação em saúde na PUCPR? 

Com uma grade curricular voltada para a Gestão, Inovação e Promoção de Saúde, essa especialização é conduzida por um corpo docente com experiência na área da Saúde Coletiva e em Secretarias de Saúde.

Com objetivo de atender uma lacuna de formação, o curso proporciona a qualificação do profissional de saúde para atuar na assistência e na gestão de serviços de saúde públicos e privados. Seus quatro módulos são: Pesquisa, Ética e Saúde; Tecnologia, Inovação e Gestão; Saúde Coletiva e Multidisciplinaridade em Saúde Coletiva.

Durante a pandemia de COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas em formato Hyflex, em que o professor ministra a aula de forma presencial aos estudantes, com transmissão ao vivo e simultânea por web conferência aos estudantes que não se sentirem confortáveis de participar presencialmente.
Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais.

Público-alvo

Enfermeiros, Médicos, Cirurgiões-dentistas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e outros profissionais que atuam na área da Saúde Coletiva e da Família, com ênfase na formação multiprofissional em promoção e inovação em saúde.

Mercado de atuação 

O Especialista em Saúde coletiva interprofissional com ênfase em inovação em saúde da PUCPR é um profissional habilitado para atuar em âmbito assistencial, inserido em equipe multiprofissional, estabelecendo estratégias de promoção de saúde, com ênfase na integralidade da atenção. É também apto a atuar na gestão, utilizando estratégias de inovação e tecnologias, a fim de realizar diagnóstico e conceitos da epidemiologia.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Importante: O curso “Saúde Coletiva Interprofissional com Ênfase em Inovação em Saúde” é multidisciplinar e não atende às exigências do Conselho Federal de Odontologia para o registro da especialidade.

DOUTORADO

Ernesto Josue Schmitt

Coordenação

DOUTORADO

Thabata Cristy Zermiani

Coordenação

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

DOUTORADO

Claudio Jose Beltrao

Docentes

DOUTORADO

Ernesto Josue Schmitt

Docentes

DOUTORADO

Samuel Jorge Moyses

Docentes

MESTRADO

Tania Mara da Silva

Docentes

DOUTORADO

Thabata Cristy Zermiani

Docentes

MESTRADO

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Docentes

Bioestatística

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bioética e Emergências Medicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação em Saúde e Letramento em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Epidemiologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão e Inovação em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Implementação de projeto de educação em saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Implementacao de Projeto de Gestão com base nas Tecnolgias e Inovação em Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Multidisciplinaridade em Saúde Coletiva 1

Carga horária: 24 | Crédito: --

Multidisciplinaridade em Saúde Coletiva 2

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento, Liderança e Empreendedorismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Políticas de Saúde e Redes de Atenção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Intervenção em Promoção de Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto de Intervenção Multidisciplinar

Carga horária: 12 | Crédito: --

Promoção de Saúde I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Promoção de Saúde II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 490,00

Status

Inscrições encerradas