CCURSOS

Saúde coletiva – ênfase em promoção e inovação em saúde

Especialização / Pós-graduação

A oferta do curso leva em consideração o aumento da demanda de profissionais capacitados para atuarem no diagnóstico, planejamento, gestão, execução e avaliação de saúde coletiva, com ênfase na Promoção de Saúde. Os novos modelos de atenção e a necessidade crescente da população no acesso a atenção em Saúde , também são importantes. O objetivo principal do curso e formar profissionais aptos a atuarem em equipes multiprofissionais de saúde, com um perfil profissional competente para a atuação competente, custo-efetiva, nas intervenções necessárias em saúde coletiva e sensível para o trabalho junto à comunidade. É importante lembrar que a necessidade de cursos nesta área é crescente, visto que os cursos atualmente oferecidos não atendem a demanda dos profissionais vinculados aos diferentes serviços de saúde. O Sistema Único de Saúde no Brasil, hoje, com sua grande complexidade organizativa e interfaces com o setor privado e filantrópico também se ressente de profissionais qualificados para atuar na esfera pública. DURANTE O CURSO SERÃO DISPONIBILIZADOS OS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS PARA ESTUDO NA SEXTA FEIRA, E AULA AOS SÁBADOS.

Público Alvo

Enfermeiros, Médicos, Cirurgiões Dentista, Farmacêuticos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e outros profissionais que atuam em Saúde Coletiva E Saúde da Família, com enfase na formação multiprofissional EM PROMOÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE.

Ernesto Josue Schmitt

Coordenação

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Carlos Jose Gomes

Docentes

Claudio Jose Beltrão

Docentes

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Cynthia Franca Wolanski Bordin

Docentes

Edeny Aparecida Terra Loyola

Docentes

Cirurgiã Dentista, Doutora em Odontologia

Enio Funchal

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Positivo, nos Cursos de graduação e pós graduação em Fisioterapia. Especialista em Educação Especial e Fisioterapia em geriatria. É Mestre em Educação pela PUCPR ( 2003). Tem experiência em fisioterapia nas áreas de neuropediatria, geriatria, fisioterapia hospitalar, reumatologia, ginecologia e obstetrícia e saúde coletiva. Atualmente atua à nível hospitalar em Fisioterapia Obstétrica e neonatologia no Hospital Alto Maracanã em Colombo. A nível ambulatorial mantém atividades em neuropediatria, geriatria e reumatologia. Desenvolve atividades junto ao PSF vinculada à US no Município de Curitiba, PR. Tem consultório particular de fisioterapia em Curitiba -PR. Formação atual em Osteopatia , encopntra-se no quarto ano na Escuela de Osteopatia de Madrid. (http://lattes.cnpq.br/9459821009725436)

Ernesto Josue Schmitt

Docentes

Flavia Auler

Docentes

Bacharel em Nutrição pela (UFSC), Especialista em Nutrição Clínica (ASBRAN), Mestre em Alimentos e Nutrição (UNICAMP), Doutora em Ciências da Saúde (UEM), com aperfeiçoamento na Universidade de Coimbra. Professora Titular do Curso de Nutrição (PUCPR), Coordenadora do Curso de Nutrição (PUCPR), Líder do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN), Coordenadora da Liga Acadêmica em Nutrição Social (LANUTRIS), Pesquisadora do Estudo de Coorte Materno Infantil de Curitiba (COOSMIC). Voluntária do Projeto Rondon.

Gracinda Maria D Almeida e Oliveira

Docentes

Juliana Schaia Rocha Orsi

Docentes

Samuel Jorge Moyses

Docentes

Sergio Aparecido Ignacio

Docentes

Simone Tetu Moyses

Docentes

Tania Mara da Silva

Docentes

Thabata Cristy Zermiani

Docentes

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Docentes

Bioestatística

Carga horária: 36 | Crédito: --

Bioética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Epidemiologia

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Inovações em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Liderança E Empreendedorismo

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Cientifica e Pesquisa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos Qualitativos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Multidisciplinaridade em Saúde Coletiva

Carga horária: 72 | Crédito: --

Politicas de Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Politicas, Planejamento, Gestão e Avaliação de Redes em Atenção em Saúde

Carga horária: 36 | Crédito: --

Promoção e Letramento em Saúde

Carga horária: 48 | Crédito: --

Saúde Ambiental

Carga horária: 12 | Crédito: --

Saúde e Sociedade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Servicos de Pronto Atendimento em Saúde Coletiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Tecnologias Aplicadas a Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Vigilância em Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 480,00

Status

Inscrições abertas