Reprodução e Biotecnologia de Animais de Produção

Especialização / Pós-graduação

A pecuária e o agronegócio brasileiros ocupam importante papel no fornecimento de produtos para subsistência em todo o mundo, o que sempre motivou a busca por novas tecnologias e técnicas capazes de otimizar a produção com menor impacto ambiental e, principalmente, nos animais.
Vem dessa busca o crescimento extraordinário que as biotécnicas associadas à reprodução têm apresentado nos últimos anos, tanto no contexto molecular quanto nos aspectos diretamente aplicados. Do mesmo modo, a fisiologia da reprodução animal vem sendo intensamente estudada pela sua importância na pesquisa fundamental, no incremento da produção zootécnica com fins comerciais e como modelo para diversas áreas da medicina. É desses movimentos que surge o crescimento das oportunidades de mercado para os profissionais especializados em reprodução e biotecnologia de animais de produção.

Por que fazer Reprodução e Biotecnologia de Animais de Produção na PUCPR?

A atuação do profissional de reprodução animal é essencial para o máximo desempenho produtivo dos animais, aliado ao maior desafio atual das atividades: a produção com o menor custo possível. A jornada do estudante nesta especialização está focada na relação entre os aspectos teóricos e práticos da nutrição de bovinos, com o objetivo de capacitar o profissional para o processo de tomada de decisão em seu dia a dia.
O estudante vai vivenciar exemplos práticos de manejo alimentar e formulação de dietas de todas as categorias, realizados em propriedades com diferentes sistemas de produção de leite e corte. Ao final do curso, o profissional estará apto a avaliar e formular dietas, além de adequar o manejo alimentar dos rebanhos, além da gestão e consultoria de propriedades, manejo nutricional e sanitário, eficiência reprodutiva e aplicação de biotecnologias reprodutivas.

Médicos Veterinários, Zootecnistas e outros profissionais graduados que atuam nas áreas de produção, prestando assistência técnica e/ou que realizem as atividades pecuárias.

Mercado de atuação

O egresso do curso de Reprodução e Biotecnologia de Animais de Produção pela PUCPR é um profissional dotado de um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitam para ter domínio técnico e comportamental essenciais para o exercício profissional na área de produção e reprodução animal, humanística e sistêmica pautado pela ética.

Camila Bizarro da Silva

Andre Ostrensky

Camila Bizarro da Silva

MESTRADO

Emanuel da Silveira Faleiros

Flavio Antonio Barca Junior

Jaime Jose Rauber

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política, Ensino de Filosofia e Metodologias de Aprendizagem Ativa.

Marcelo Marcondes Seneda

MESTRADO

Marcio Saporski Segui

Suellen Miguez González

Aspectos reprodutivos de Gado de Corte (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aspectos reprodutivos de Gado de Leite (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação da aptidão reprodutiva e detecção de estro

Avaliação e Tecnologia do Sêmen

Biotecnologia da Reprodução em Bubalinos

Biotecnologia da Reprodução em Pequenos Ruminantes

Biotecnologia da Reprodução em Suínos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia da Reprodução: Aspiração folicular (OPU)

Biotecnologia da Reprodução: Criopreservação de gametas femininos

Biotecnologia da Reprodução: Criopreservação e Vitrificação de embriões

Carga horária: 12 | Crédito: --

Biotecnologia da Reprodução: Inseminação Artificial e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IA/IATF)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia da Reprodução: Produção in vitro de embriões (PIVE)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Biotecnologia da Reprodução: Transferência de Embriões (TE)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Dinâmica folicular e controle do ciclo estral (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fisiologia reprodutiva da fêmea e exame ginecológico

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fisiologia reprodutiva do macho e exame andrológico

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fisiopatologia da fêmea e exame ultrassonográfico (modo B e doppler)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fisiopatologia do macho e exame ultrassonográfico (modo B e doppler)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão Agropecuária – Eficiência produtiva, diag. e logíst.da emp. rural (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Manejo Nutricional (On-line com aulas ao vivo)

Manejo Reprodutivo e Diagnóstico de Gestação

Marcadores Moleculares na Reprodução

Obstetrícia e Neonatologia

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo