Qualidade e Segurança ao Paciente Cirúrgico
Novo

Especialização / Pós-graduação

A Central de Material e Esterilização (CME) é uma estrutura atuante em todos os procedimentos do ambiente hospitalar, independente da sua complexidade. Essa interface ampliada deve-se à sua responsabilidade pelo processamento de produtos para a saúde que também é fator determinante para a realização dos atendimentos.
A relevância dessa área implica diretamente em uma legislação rigorosa sobre o tema, além de um nível elevado de exigência nos processos de inspeção, limpeza, preparo, embalagem, esterilização e armazenamento de produtos para saúde.
A capacitação profissional é uma das medidas capazes de garantir a manutenção dessa rotina sem intercorrências e, principalmente, zelar pela segurança dos pacientes e, também, dos profissionais de saúde. É com atenção à sensibilidade e ao cuidado necessários para a atuação em CME que esse curso foi especialmente planejado.

Por que fazer Qualidade e Segurança ao Paciente Cirúrgico na PUCPR?

Partindo das disciplinas de Ética e Bioética, o curso de especialização em Qualidade e Segurança do paciente Cirúrgico da PUCPR é uma pós-graduação focada na capacitação e no preparo do enfermeiro que atua profissionalmente em ambientes hospitalares e cirúrgicos, com foco em centros de material e esterilização.
Numa carga horária total de 360 horas, o curso está estruturado em quatro módulos: Módulo 1: Qualidade e Segurança do Paciente, Módulo
2: Qualidade e Segurança do Paciente II, Módulo
3: Reprocessamento de produtos para saúde e Módulo
4: Práticas. Além disso, o curso dispõe de um Módulo internacional na Espanha para aprender cirurgia Robótica.

Em função da pandemia de COVID-19, as aulas teóricas serão realizadas na modalidade online ao vivo, por webconferência, com atividades interativas entre os estudantes e professores. Os estudantes terão à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais. As aulas práticas serão presenciais em Instituições de Saúde seguindo todos os protocolos de segurança das autoridades sanitárias.

Público-alvo

O curso de especialização em Qualidade e Segurança ao Paciente Cirúrgico: Centro de Material e Esterilização da PUCPR é uma formação voltada para enfermeiros e bacharéis em enfermagem que atuem ou desejem atuar em Centro de Materiais e Esterilização em hospitais, clínicas de cirurgia, maternidades e demais instituições de saúde.

Mercado de atuação

O egresso desse curso é um enfermeiro altamente capacitado e especializado na área de Centro de Material e Esterilização. Possui conhecimentos técnico-científicos específicos baseados em inovações tecnológicas focadas em uma prática humanitária, ética e segura.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

Vanessa de Fatima Burdzinski

Marisa Ines Corradi

Carla Corradi Perini

Nutricionista, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Doutora em Ciências da Saúde. Especialização em Cuidados Palaitivos pelo Instituto Pallium. Atualmente faz pós -doutorado em Bioética. Docente do curso da graduação em Nutrição e do Mestrado em Bioética de PUCPR.

Cynthia Franca Wolanski Bordin

Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Tecnologia Química pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutora em Ciências da Saúde pela PUCPR (2018). Atualmente é professor adjunto nível III dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina e Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Exerce a função de agente de internacionalização na Escola de Ciências da Vida. Atuou como tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso Santa Casa de Curitiba. Desenvolve atividades no Internato em Farmácia Clínica do curso de Farmácia da PUCPR. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em psicofármacos, química farmacêutica e atenção farmacêutica. Conselheira eleita para o mandato 2018-2021.

Francine Dutra Mattei

Maria do Carmo Lisboa

Maria Heloisa Madruga Chaves

Maria Leoni Valle

Marilin Hohl

Marisa Ines Corradi

Neidamar Pedrini Arias Fugaca

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

Vanessa de Fatima Burdzinski

ACREDITAÇÃO EM CC

Aplicação das Ferramentas de Qualidade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aplicação dos padrões de avaliação

Bioetica

GESTÃO DE RISCOS EM CC

Gestão em Saúde

PLANO ASSISTENCIAL

Carga horária: 12 | Crédito: --

Plano assistencial em ambulatório de CC

Prática I

Prática II

Pratica III

SAEP I

SAEP II

SAEP III

SEGURANÇA DO AMBIENTE E PROFISSIONAL

Segurança do Paciente

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 19 meses

Inscrições encerradas