Qualidade e segurança ao paciente cirúrgico: centro de material e esterilização

Especialização / Pós-graduação

A Central de Material e Esterilização (CME) é uma estrutura atuante em todos os procedimentos do ambiente hospitalar, independente da sua complexidade. Essa interface ampliada deve-se à sua responsabilidade pelo processamento de produtos para a saúde que também é fator determinante para assistência segura.
A relevância dessa área implica diretamente em uma legislação rigorosa sobre o tema, além de um nível elevado de exigência nos processos de inspeção, limpeza, preparo, embalagem, esterilização e armazenamento de produtos para saúde.
A capacitação profissional é uma das medidas capazes de garantir a manutenção dessa rotina sem intercorrências e, principalmente, zelar pela segurança dos pacientes e, também, dos profissionais de saúde. É com atenção à sensibilidade e ao cuidado necessários para a atuação em CME que esse curso foi especialmente planejado.
Por que fazer Qualidade e Segurança ao Paciente Cirúrgico: Centro de Material e Esterilização na PUCPR?
Partindo das disciplinas de Ética e Bioética, o curso de especialização em Qualidade e Segurança do paciente Cirúrgico da PUCPR é uma pós-graduação focada na capacitação e no preparo do enfermeiro que atua profissionalmente em ambientes hospitalares e cirúrgicos, com foco em centros de material e esterilização.

Numa carga horária total de 360 horas, o curso está estruturado em quatro módulos: Módulo 1: Qualidade e Segurança do Paciente, Módulo 2: Qualidade e Segurança do Paciente II, Módulo 3: Reprocessamento de produtos para saúde e Módulo 4: Práticas.

O curso de especialização em Qualidade e Segurança ao Paciente Cirúrgico: Centro de Material e Esterilização da PUCPR é uma formação voltada para enfermeiros que atuem ou desejem atuar em Centro de Materiais e Esterilização em hospitais, clínicas de cirurgia, maternidades e demais instituições de saúde.

Mercado de atuação

O egresso desse curso é um enfermeiro altamente capacitado e especializado na área de Centro de Material e Esterilização. Possui conhecimentos técnico-científicos específicos baseados em inovações tecnológicas focadas em uma prática humanitária, ética e segura.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Marisa Ines Corradi

DOUTORADO

Ana Paula Modesto

DOUTORADO

Carla Corradi Perini

Nutricionista, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Doutora em Ciências da Saúde. Especialização em Cuidados Palaitivos pelo Instituto Pallium. Atualmente faz pós -doutorado em Bioética. Docente do curso da graduação em Nutrição e do Mestrado em Bioética de PUCPR.

Ezia Maria Corradi

Kazuko Uchikawa Graciano

Marisa Ines Corradi

Neidamar Pedrini Arias Fugaca

Acreditação em CME

Carga horária: 36 | Crédito: --

Aplicação das Ferramentas de Qualidade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aplicação dos padrões de avaliação

Bioética

Gestão de Riscos em CME

Gestão em Saúde

Pratica I

Pratica II

Prática III

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processamento de produtos para saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Processamento de produtos para saúde I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processamento de produtos para saúde II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processamento de produtos para saúde III

Realizar as atividades em CME

Carga horária: 12 | Crédito: --

Segurança do ambiente e do profissional

Segurança do Paciente

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 15 meses