Psicologia do Esporte e Neurociências
Novo

Especialização / Pós-graduação

A Psicologia do Esporte vive um momento de franca expansão e dentro do meio psicológico e esportivo existe um crescente interesse e demanda pela área, que exige do mercado a necessidade de um maior número de profissionais devidamente capacitados para atuarem na área. A especialização em Psicologia do Esporte e Neurociências da PUCPR visa capacitar profissionais para atuar no campo esportivo a partir de um enfoque sistêmico, interdisciplinar e ético.

Por que fazer Psicologia do Esporte e Neurociências na PUCPR?

Ao longo do curso de Psicologia do Esporte e Neurociências da PUCPR serão abordados os fundamentos da psicologia do esporte, as formas mais atuais de diagnóstico e intervenção na área psicoesportiva e as disciplinas que integram as ciências do esporte. Também serão apresentados os aportes mais recentes das neurociências, da psicofisiologia e a utilização de técnicas e recursos de biofeedback e treinamento virtual. Por fim serão discutidas as aplicabilidades de todos os construtos teóricos, técnicas, procedimentos e recursos nas especificidades das modalidades esportivas individuais, coletivas, do eSports e do exercício.

Em função da pandemia de COVID-19, as aulas teóricas serão realizadas de forma online ao vivo, por webconferência.
Aulas práticas serão presenciais, mas somente em dezembro de 2021 e dezembro de 2022. Durante a pandemia de COVID-19, as disciplinas do curso poderão ser ministradas em formato Hyflex, em que o professor ministra a aula de forma presencial aos estudantes, com transmissão ao vivo e simultânea por web conferência aos estudantes que não se sentirem confortáveis de participar presencialmente.

Profissionais de Psicologia, Educação Física e demais Áreas da Saúde.

Mercado de Atuação

Profissional qualificado em Psicologia do Esporte com enfoque interdisciplinar, sistêmico e ético. Ao final da especialização ofertada pela PUCPR os profissionais estarão aptos a diagnosticar, estabelecer prognósticos e planejar intervenções psicológicas no campo esportivo utilizando instrumentos e técnicas psicoesportivas, princípios de neurociências aplicadas, biofeedback e treinamento virtual nos esportes individuais e coletivos, no exercício e no eSports.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Gilberto Gaertner

Doutor em Estudos da Criança (Universidade do MINHO) com enfoque em Educação Física, Lazer e Recreação; Mestre em Neurociência (Universidade de Murcia) com enfoque Clínico e Experimental; Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) com enfoque em Ergonomia; Aperfeiçoamento em Psicologia Corporal, Psicoterapia Somática Biossíntese, Integração Estrutural – Método Rolfing, Sexualidade Humana e Psicologia do Esporte; Graduação em Psicologia (PUCPR).Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte da Universidade Positivo (2005 a 2020). Presidente da Confederação Brasileira de Karate Tradicional – CBKT (2010 a 2017). Membro Permanente do Comitê Organizador do Simpósio Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – SIEFLAS e Budo Congress. Atuando como Psicólogo do Esporte foi Campeão Mundial, Campeão da Copa Mundial e Campeão Olímpico com a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino e Vice-Campeão da Copa Libertadores da América de Futebol com o Clube Athletico Paranaense. Professor no curso de Psicologia da PUCPR. Atua em Clínica com Psicoterapia Corporal, em Consultoria Organizacional e com Psicologia do Esporte. Instrutor de Karatê e Yoga. Presidente da International Traditional Karate Federation (ITKF).

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 15 meses