cookie __utmz não existe
CCURSOS

Psicologia Clínica e Psicanálise
Novo

Especialização / Pós-graduação

As semelhanças entre as abordagens de Sigmund Freud e Jacques Lacan no que diz respeito à estruturação e comportamento humano explicam por que suas propostas se aplicam tão bem ao campo clínico. Seu empenho em estabelecer padrões e interpretar a natureza humana deram origem ao tratamento de inúmeras psiconeuroses, entre elas a ansiedade, síndromes, transtornos, depressão, crises e fobias, por meio da psicanálise.
Freud e Lacan concordavam sobre o papel vital da linguagem na construção do indivíduo como meio de formalizar aquilo a que não temos acesso, ou seja, é por meio da fala que acessamos o inconsciente, o que explica o papel clínico da psicanálise.

Por que fazer Psicologia Clínica e Psicanálise? 

A Especialização em Psicanálise Clínica da PUCPR promove o aprofundamento das formas de aplicação da teoria e método psicanalítico com estudos que vão de Sigmund Freud a Jacques Lacan, além de entender suas semelhanças e diferenças e como convergem para o atendimento clínico.
O curso aborda de forma inovadora os transtornos psíquicos da contemporaneidade, a partir da análise de casos clínicos. Com a formação, que une aprendizados teóricos e práticos, é possível atuar em âmbitos clínicos e institucionais e desenvolver-se com suporte de um corpo docente altamente qualificado, composto por professores membros da Escola de Psicanálise e com vasta experiência.

Enquanto a realização dos encontros presenciais não for possível em função da pandemia da COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas de forma remota, por web conferência ao vivo, com atividades interativas entre os estudantes e professores, assim como ocorre em ambiente presencial. Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais.

Público-alvo

O curso de Psicologia Clínica e Psicanálise da PUCPR é destinado a Psicólogos, Médicos Psiquiatras e profissionais das áreas de comunicação, filosofia, educação e letras, interessados em aprofundar o conhecimento na teoria psicanalítica, sob a ótica da abordagem de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

Mercado de atuação 

O egresso do curso de Psicologia Clínica e Psicanálise da PUCPR é um profissional atuante nas áreas da Saúde, Educação e Cultura e compreende os principais fundamentos da psicanálise e seus cortes epistemológicos, analisa textos psicanalíticos com senso crítico e autonomia, além de relacionar os fenômenos contemporâneas de diferentes contextos e formular hipóteses para problemas de pesquisa ou casos clínicos.

DOUTORADO

Celia Aparecida Ferreira Carta Winter

Coordenação

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978) e Mestre em Psicanálise pela UTP-PR (2000) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2015).

Sócia da Clínica de Psicologia Ergon, professora adjunto da PUCPR desde 1985. Coordenadora da Pós em Psicologia Clínica-abordagem Psicanalítica.

Atua na área de Psicologia, desde 1979 como psicanalista, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, filosofia e direito.

MESTRADO

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

Coordenação

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é Adjunto N-II da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, psicose, família e sujeito.

Angela Valore

Docentes

DOUTORADO

Celia Aparecida Ferreira Carta Winter

Docentes

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978) e Mestre em Psicanálise pela UTP-PR (2000) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2015).

Sócia da Clínica de Psicologia Ergon, professora adjunto da PUCPR desde 1985. Coordenadora da Pós em Psicologia Clínica-abordagem Psicanalítica.

Atua na área de Psicologia, desde 1979 como psicanalista, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, filosofia e direito.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Gilberto Rudeck da Fonseca

Docentes

Psicanalista há mais de 30 anos com experiência. Trabalhou em Hospital Psiquiátrico, em posto de saúde. Membro fundador da Escola Brasileira de Psicanálise. Fundada em 1995, onde ministrou cursos desde então. Professor do curso de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica há mais de 20 anos.

MESTRADO

Jorge Sesarino

Docentes

Natural de Apiúna (SC), é Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doctorat en Sciences Psichologiques pela Université de Liège (2005).

Professor titular do Curso de Psicologia da UTP – Universidade Tuiuti do Paraná, da disciplina de Teorias e Técnicas Psicológicas e supervisor de práticas em psicologia clínica. Professor da disciplina de Psicopatologia do Curso de Psicologia e supervisor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Faculdade Dom Bosco, na disciplina de Nosologia e Nosografia.

Professor de Teoria Psicanálítica e supervisor clínico do Curso de Pós-Graduação em Psicologia clínica da UTP. Professor do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise: abordagem psicanalítica, e Saúde mental: Psicopatologia e Psicanálise. Módulos: De um tratamento possível das psicoses e das perversões.

Supervisor em Psicoterapia da Residência em Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Luz, pela PUCPR. Professor e supervisor clínico do curso de Pós-Graduação da Faculdade Dom Bosco: Psicanálise: Teoria e Prática. Módulo: Fundamentos da Clínica e Nosologia Psicanalítica. Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional do CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional. Módulo: Fundamentos da Teoria Psicanalítica.

Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa em Psicologia Clínica, principalmente nos seguintes temas: Psicopatologia, Psicanálise e Aids. Psicanalista em consultório particular.

DOUTORADO

Juliana Radaelli

Docentes

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2012).

Atuou como Docente na Universidade do Contestado câmpus Mafra/SC (2008-2011) e no Centro Universitário do Brasil (Unibrasil) onde coordenou o Serviço Escola de Psicologia-SEP (2010-2015). Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) no curso de psicologia. É analista praticante da Escola Brasileira de Psicanálise.

DOUTORADO

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, filosofia da mente, subjetividade, materialismo e ciências cognitivas.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Marcelo Frederico Augusto dos Santos Veras

Docentes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), Mestre em Psicanálise – Universite de Paris VIII (1991) e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2009).

Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise (Biênio 2013-2015) e Diretor da FAPEX (2009-2016), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, que apoia as Universidades Federal da Bahia e Universidade do Recôncavo.

É professor da Especialização em Teoria Psicanalítica da UFBa, da Especialização em Psicanálise e Saúde Mental da PUCPR e da Especialização em Psicanálise de Orientação Lacaniana da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Lacan, contemporaneidade, psicanálise, Freud e saúde mental. Atualmente é coordenador do PsiU, Programa de Saúde Mental e Bem-Estar da Universidade Federal da Bahia.

DOUTORADO

Marcus André Vieira

Docentes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diplôme Universitaire en Psychiatrie – Université de Paris VII, Diplôme D’études Approfondies en Psychanalyse – Université de Paris VIII e Doutor em Psicanálise – Université de Paris VIII.

É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Seu campo de atuação é a Psicanálise a partir da leitura lacaniana de Freud. Sua pesquisa atual "Bricolagens na psicanálise: entre arte, loucura e política".

Endereço para contato [email protected]

MESTRADO

Maria Fatima Fonseca Ramos

Docentes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1979). Pós-Graduada em saúde mental, psicopatologia e psicanálise pela PUC-PR (2002). Atualmente mestranda na UFPR em Psicologia Clínica desenvolvendo um trabalho cujo tema abrange a feminilidade.

Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Sua área de atuação é a Psicanálise a partir da leitura lacaniana de Freud. Seus temas de trabalho atuais são: objeto a feminilidade, as estruturas clínicas: psicose, neurose e perversão.

MESTRADO

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

Docentes

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é Adjunto N-II da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, psicose, família e sujeito.

Nohemi Ibanez Brown

Docentes

Graduada em Psicologia (Revalidação UEL) – Universidad Veracruzana (1993), Mestre em Psicoterapia Infantil Guestalt – CEIG (1995), Mestre em Psicoterapia Psicoanalítica (Revalidação UFRJ)- Universidad Complutense de Madrid (2001) e Doutora em Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos (revalidação UFRJ)- Universidad Autonoma de Madrid (2007).

Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Atualmente é professora do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), professora convidada da PUCPR e Coordenadora Geral da EBP- Delegação Paraná.

Tem experiência na área Clínica, com ênfase em Psicopatologia e trabalho Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica infantil e adultos, Contemporaneidade e subjetividade, Sintoma e direção de tratamento. Autora do livro Lacan y Dali: dos obras, dos caminos, un encuentro. Naturalizada Brasileira em 2008.

Rômulo Ferreira da Silva

Docentes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), Mestre em "Master en Psychanalyse" pela Universidade Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis (2009) e em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000); Doutor pela Universidade Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis (2018).

É membro da Escola Brasileira de Psicanálise – São Paulo (EBP-SP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), AME e AE (2011-2014). Faz parte do bureau da Federação Americana de Psicanálise da Orientação Lacaniana. Membro do conselho técnico do CLIN-a e compõe a coordenação do Seminário Clínico do CLIN-a, é psicanalista e psiquiatra, atuando em consultório.

A Clínica com Crianças e o que nos Ensina Hoje sobre a Clínica Contemporânea

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Clínica da Exceção e a Prática de Vários

Carga horária: 12 | Crédito: --

A clínica da urgência: o sintoma fora do sentido na experiência analítica

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Construção do Caso Clínico

Carga horária: 12 | Crédito: --

A depressão como estado d´alma

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Direção de Cura: Casos Clínicos

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Estrutura do Desejo de Freud à Lacan

Carga horária: 12 | Crédito: --

As Entrevistas Preliminares

Carga horária: 12 | Crédito: --

As estruturas Clínicas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Clínica das Toxicomanias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Conceitos Fundamentais em Psicanálise

Carga horária: 12 | Crédito: --

Concepção Lacaniana das Psicoses

Carga horária: 12 | Crédito: --

Da Clínica do Olhar à Clínica da Escuta

Carga horária: 12 | Crédito: --

Da Clínica do Sentido à Clínica do Real

Carga horária: 24 | Crédito: --

De um Tratamento Possível das Psicoses e Perversões

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estágio do espelho e a constituição do sujeito

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica I

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica II

Carga horária: 24 | Crédito: --

O feminino em Lacan

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicanálise aplicada versus psicoterapias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicanálise em Extensão

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminário de Apresentação de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Seminários Avançados

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 649,00

Status

Inscrições abertas