Psicologia analítica – teoria e prática
Novo

Especialização / Pós-graduação

A Psicologia Analítica é difundida no mundo todo e permite a análise do ser humano em profundidade, a produção de conhecimento científico, embasa intervenções no âmbito psicológico e em diversas áreas do saber.
Sua perspectiva simbólica possibilita a compreensão do ser humano em um mundo pós moderno, oferecendo respostas aos dramas contemporâneos e necessidades latentes em um mundo em transformação.

Por que fazer Psicologia Analítica – Teoria e Prática na PUCPR?

O curso oportuniza práticas clínicas supervisionadas, exclusivas para psicólogos e médicos e supervisão de aplicações teórico-práticas para os profissionais com outras formações, além de orientação para a construção de um artigo científico adequado aos pressupostos do paradigma junguiano.
Com destaque para sua tradição, qualidade e inovação, essa especialização propicia uma compreensão consistente acerca da obra de C.G. Jung e dos fundamentos da Psicologia Analítica e contribuições dos autores pós junguianos. O perfil teórico-prático do curso viabiliza a aplicação do conhecimento na prática profissional do estudante, com rigor metodológico, favorecendo seu destaque no mercado de trabalho.

Público-alvo

Graduados em curso superior com conhecimento básico dos conceitos fundamentais da Psicologia Analítica. O módulo de Aplicações Teórico-Práticas Supervisionadas oportuniza a supervisão em práticas clínicas supervisionadas exclusivamente para psicólogos e médicos e orientação para aplicações teórico-práticas para os profissionais com outras formações.

Mercado de atuação

O egresso do curso de Psicologia Analítica será capaz de compor uma compreensão abrangente e consistente acerca da obra de C.G. Jung, dos conceitos fundamentais da Psicologia Analítica e seus temas clássicos, das contribuições de autores pós junguianos e suas ênfases. Além disso, será capaz de analisar manifestações simbólicas, artísticas, culturais e as relações entre indivíduo e sociedade, compondo um conhecimento atualizado, pluralista e conectado com as diversas áreas do saber.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Michel Alexandre Fillus

Ana Maria Galrão Rios

Andrea de Alvarenga Lima

Armando de Oliveira e Silva

Carlos Antônio Cardoso Harmath

Elisabete Tassi Teixeira

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Humberto Oliveira Pinto

Isabela Fernandes Soares Leite

MESTRADO

Juliano Maluf Amui

Jussara Maria Weigert Janowski

Kleber Bez Birolo Candiotto

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, filosofia da mente, subjetividade, materialismo e ciências cognitivas.

Michel Alexandre Fillus

Nélio Pereira da Silva

Neusa Maria Lopes Sauaia

Rafael Tassi Teixeira

Renata Cunha Wenth

Sandro José da Silva Leite

A obra de C. G. Jung, os Livros Negros e o Livro Vermelho

A Relação Corpo-Psique: a noção de corpo simbólico

Aplicações Teórico-Práticas Supervisionadas

Carga horária: 30 | Crédito: --

Bases Filosóficas do Pensamento Junguiano

Contribuições da Psicologia Arquetípica à Psicologia Analítica

Dinâmica e estrutura da Psique

Histórico da Psicologia Analítica

Inconsciente, Arte e Literatura

Metodologia Científica

Neurociência e Psicologia Analítica

O Transcendental em Psicologia analítica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Os recursos artístico-expressivos e simbólicos em intervenções terapêuticas

Processo de Individuação

Psicologia Analítica e Desenvolvimento Humano

Psicologia e Alquimia

Psicopatologia e Psicologia Analítica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psique, sociedade e complexos culturais

Seminários Avançados

Carga horária: 42 | Crédito: --

Símbolos, Mitos e Contos de fadas

Sonhos e Imaginação Ativa

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Tipos Psicológicos e Sincronicidade

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 18 meses