Vivemos um momento em que a sociedade demanda por uma visão mais coletiva, com menos egoísmo e mais altruísmo, menos olhar para si e mais olhar para os outros, menos eu e mais nós. Isso vem provocando ambientes e relações mais colaborativas e inclusivas, nas empresas, escolas, comunidades e sociedade de modo geral.
Mas essa mudança cultural encontra com várias quebras de paradigma necessárias para um agir mais coletivo, pois mora em cada indivíduo uma razão e forma única de olhar para si e para os outros.
É nesse cenário que o psicodrama surge como um método que provoca mobilização e apresenta recursos para um agir coletivo, acompanhando a tendência dos dias atuais. Esse curso visa atender essa demanda de um mercado profissional que exige profissionais habilitados para trabalhar com relações humanas, formação e agenciamento de grupos.
Por que fazer Psicodrama na PUCPR?
A especialização em Psicodrama da PUCPR prepara profissionais com habilidades para elaborar leituras da realidade a partir de conhecimentos propostos por uma ciência que tem o estudo do homem e das relações humanas como seu principal objeto.
Em parceria com o Atiaru – Instituto de Psicodrama de Londrina, o curso conta com professores qualificações para conduzir o estudante à obtenção do título de psicodramatista. Ao longo dos 2 módulos, será adotada a metodologia de ensino proposta pelo psicodrama, com métodos de ação que envolvem os sentidos e as emoções na difícil tarefa da aprendizagem.
A carga horária total está alinhada com as exigências da instituição que regula e fiscaliza a formação em Psicodrama no Brasil, a FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama.
Psicólogos e psiquiatras que trabalham com psicoterapia individual ou de grupos, além de outros profissionais de formação superior que tenham em sua prática profissional a necessidade de conhecer métodos de manejo de grupos e das singularidades envolvidas nesse manejo.
Mercado de atuação
O egresso da especialização em Psicodrama da PUCPR é um profissional habilitado para atuar com o método psicodramático nas vertentes sócio-educativa ou psicoterápica, em cenário individual ou grupal. O mercado