Psicanálise clínica – de Freud a Lacan

Especialização / Pós-graduação

O tratamento de psiconeuroses, entre elas a ansiedade, síndromes, transtornos, depressão, crises, fobias, entre outros problemas depende de profissionais especializados e sérios. O psicanalista age nesse sentido, fazendo uso de técnicas de análise do inconsciente.
A Especialização em Psicanálise Clínica da PUCPR tem como objetivo promover o aprofundamento das formas de aplicação da teoria e método psicanalítico com o estudo que vai desde Sigmund Freud até Jacques Lacan. Com a formação, que une aprendizados teóricos e práticos, é possível atuar em âmbitos clínicos e institucionais.

Por que fazer na PUCPR?

proposta do curso na PUCPR se torna inovadora com a abordagem acerca das novas formas de transtornos psíquicos na contemporaneidade, a partir da análise de casos clínicos, além da associação entre teoria e prática. Aqui, o estudante encontra um corpo docente altamente qualificado, composto por professores membros da Escola de Psicanálise e com vasta experiência.

Psicólogos, psiquiatras e profissionais de áreas afins, atuantes e/ou recém graduados, interessados em aprofundar o conhecimento sobre a abordagem psicanalítica de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

Michaella Carla Laurindo

Ana Suy Sesarino Kuss

DOUTORADO

Jaime Jose Rauber

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política, Ensino de Filosofia e Metodologias de Aprendizagem Ativa.

Jorge Sesarino

PSICANÁLISE INSTITUCIONAL E SAÚDE MENTAL – PARTE II

Psicossomática na Clínica Lacaniana

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo