A educação, em um contexto socioeconômico, político, cultural e territorial múltiplo e complexo, desafia a escola a promover e solucionar conflitos de forma pacífica, além de pensar e produzir conhecimento e formas de sociabilidade não punitivas entre professores, alunos, funcionários, coordenação, direção, família e comunidade.
Nesse cenário, preparar profissionais para a educação exige que estes sejam capacitados não apenas para lidar com os conflitos, mas para criar espaços que fomentem a consolidação de vínculos, reparem os vínculos fragilizados e reconectem os vínculos que se perdem dentro dos círculos de convivência social na família, nas instituições, nos espaços escolares e ONGs, bem como nas comunidades e diferentes territórios.
Por que fazer Práticas Restaurativas com Enfoque em Direitos Humanos na PUCPR?
Esse curso é uma formação especialmente planejada para favorecer a formação de educadores habilitados na gestão dos conflitos para fortalecimento de vínculos. Sua estrutura contribui com o desenvolvimento e ampliação da metodologia que vem sendo amplamente divulgada como tecnologia de inovação social voltada à materialização da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos nas escolas e demais espaços que demandam processos socioeducativos.
Entre seus objetivos ainda estão o de impactar significativamente a elaboração de currículos inovadores com enfoque em Direitos Humanos; contribuir no desenvolvimento de lideranças alinhadas aos princípios do trabalho com as práticas restaurativas, priorizando a construção de currículos e estratégias de ensino-aprendizagem democráticas, participativas e
deliberativas, com o enfoque na defesa e promoção dos Direitos Humanos.
Profissionais da Educação, do Direito, da Segurança Pública, da Assistência Social e das Ciências Sociais, além de demais profissionais interessados em compreender, debater e propor inovações sociais no espaço escolar e outros espaços dedicados a conhecer e implementar modelos participativos e deliberativos de gestão de conflitos, tendo como fio condutor valores e práticas restaurativas na defesa e promoção dos direitos humanos.
Mercado de atuação
O egresso dessa pós-graduação é um profissional capacitado para atuar com projetos sociais e práticas restaurativas focadas nos direitos humanos em ONGs, órgãos públicos e empresas privadas.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR) e professor visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Membro pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da mesma instituição. Desenvolve estudos e projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos/PPGDH e ao grupo de pesquisa CNPq Sociedade, Direitos Humanos e Novas Formas de Solução de Conflitos nas seguintes áreas: Juventude, Violência, Direitos Humanos, Democracia e Práticas Restaurativas.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR) e professor visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Membro pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da mesma instituição. Desenvolve estudos e projetos de pesquisa vinculados à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos/PPGDH e ao grupo de pesquisa CNPq Sociedade, Direitos Humanos e Novas Formas de Solução de Conflitos nas seguintes áreas: Juventude, Violência, Direitos Humanos, Democracia e Práticas Restaurativas.
Doutora em Serviço Social pela PUCSP (2013), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), Graduada em Serviço Social – Faculdades de Ciências Humanas e Sociais (1997). Exerceu atividades de gestão como assessora técnica na Secretaria de Trabalho Emprego e Promoção Social e como consultora do Ministério de Desenvolvimento Social, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Exerceu o cargo de Superintendente de Planejamento da Fundação de Ação Social em Curitiba (2013/2016). É docente do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professora convidada da Universidade Católica de Moçambique, no Doutorado de Humanidade. Atual como Coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos. É assessora técnica do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social. Desenvolve pesquisa e projetos, especialmente, sobre os temas Direitos Humanos, Políticas Públicas, Assistência Social e Serviço Social.